Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Psicóloga é primeira pessoa vacinada contra o coronavírus em Japeri

quarta-feira, janeiro 20, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada
Primeira vacinada contra Covid em Japeri atua na saúde municipal há 30 anos

JAPERI - Um dia que ficará marcado na história de Japeri, na Baixada Fluminense: assim começou esta quarta-feira (20), quando a 1ª dose da vacina contra o coronavírus foi aplicada em Ruth Valentim (56), às 8h06, na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira, no bairro Mucajá. Funcionária da rede municipal de saúde há 30 anos, a psicóloga e coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, a moradora de Engenheiro Pedreira celebrou a chegada do imunizante.

“É uma emoção que ultrapassa o campo profissional. Me sinto muito honrada por representar colegas que, assim como eu, dedicam suas vidas a cuidar da população em tempos tão difíceis como os que vivemos desde que a pandemia começou. Parabenizo a todos os responsáveis por este avanço da ciência. Viva o SUS!”, comemorou.

A dose foi uma das 1.715 entregues à Secretaria Municipal de Saúde nesta terça (19). Além de profissionais de saúde em atividade, nesta fase da campanha serão vacinados idosos com 75 anos ou mais e pessoas com idade acima de 60 anos que residam em residências terapêuticas, asilos, Caps e afins.

Integrante deste grupo prioritário, a aposentada Luiza Oliveira (81) foi a primeira idosa a receber o imunizante no município. Sorridente, ela conta que vai continuar respeitando o isolamento social até que a vida volte ao ‘novo normal’ e encoraja outros a seguirem seu exemplo. “Vi na televisão que precisava tomar a vacina a partir de hoje. Não perdi tempo e cheguei logo cedo aqui, onde sempre atualizo minha caderneta. Sei que tem gente desconfiada, mas eu não tenho medo, porque sei que as vacinas só nos fazem bem”, declarou a moradora do bairro

Como se vacinar?

A imunização nesta primeira fase se dará, principalmente, de forma volante: quatro equipes - compostas por técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes de saúde – são responsáveis por imunizar idosos cadastrados junto à Semus em suas residências. Uma outra equipe foi mobilizada para a vacinação de profissionais de saúde em exercício na rede municipal.

Além disso, duas unidades de saúde fazem parte da campanha e estão à disposição do público-alvo das 9h às 16h: a Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, 634-716 - Parque Mucajá, Engenheiro Pedreira) e o Posto de Saúde de Japeri (Av. Dr. Arruda Negreiros, 48 - Centro, Japeri).

Para a prefeita Drª. Fernanda Ontiveros, o início da imunização é o primeiro passo para que a pandemia chegue ao fim. "Como médica, é um alento enorme saber que o imunizante chegará logo a quem mais precisa. Quero registrar minha gratidão a todos os profissionais da ciência empenhados nesta guerra contra a Covid-19. É um dia de muita alegria para nós, mas é preciso que a população continue se protegendo até que o país alcance a meta de vacinados. Juntos podemos vencer este vírus", declarou a gestora ao lado do secretário da Pasta, Francisco Nacelio. 

Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e Cartão do SUS ou, no caso de profissionais de saúde, identidade profissional, cartão do SUS e CPF.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

20/01/2021 

Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar