Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Guandu será desligado e fornecimento de água interrompido na noite deste sábado

sábado, fevereiro 06, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Cedae realizará na noite deste sábado (06/02) operação nas comportas do Rio Guandu, de acordo com o plano de contingência. A Companhia adotará o protocolo operacional, manobrando as barragens da captação e interrompendo as atividades da ETA Guandu entre 18h/19h de hoje até as 5h da manhã deste domingo (07/02), de maneira preventiva.

A ação consiste na abertura das comportas (impedindo a entrada de água na ETA) para o escoamento com maior volume e velocidade, renovando parcialmente a água da lagoa.

Embora as concentrações de geosmina/Mib na água tratada estejam baixas, a quantidade de algas na lagoa próxima à estação de tratamento vem crescendo nos últimos dias. O objetivo da operação é evitar o aumento do número de algas e, consequentemente, reduzir a possibilidade de ocorrência de geosmina/Mib no local.

Três fatores levam à proliferação de algas nos mananciais: água parada, presença de nutrientes e luz solar. O fenômeno ocorre com maior frequência no verão, exigindo medidas preventivas para manutenção da qualidade da água que sai das estações de tratamento.

Imóveis com sistema interno de reserva (cisterna e/ou caixa d’água) não devem sofrer desabastecimento. Em áreas de ponta do sistema (extremidade das redes) e em cotas elevadas o abastecimento pode levar até 48h para ser normalizado. A Cedae montou esquema especial para atender hospitais e outros serviços essenciais com carros-pipa, caso haja necessidade.

A Cedae pede que clientes que possuam sistemas de reserva usem água de forma equilibrada e adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo de água.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

06/02/2021
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar