Alerj aprova uso de capacete que reduz em 60% as internações em UTIs por Covid-19 - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

quinta-feira, março 11, 2021

Alerj aprova uso de capacete que reduz em 60% as internações em UTIs por Covid-19


Um projeto de lei que autoriza a utilização do capacete Elmo no tratamento de pacientes com Covid-19 em hospitais estaduais e de campanha foi aprovado nesta quinta-feira (11) pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Agora, o PL 3666/2021, apresentado pelo deputado Anderson Alexandre (SDD), segue para avaliação do governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), que tem até 15 dias para sancionar ou vetar.

O capacete Elmo é um mecanismo de respiração artificial que pode reduzir em até 60% a necessidade de intubação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A tecnologia, criada e produzida por pesquisadores do Ceará, tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Diante de óbitos confirmados de pacientes contaminados com novas variantes do coronavírus e das medidas mais restritivas em municípios do Estado do Rio de Janeiro, o projeto de lei foi aprovado com urgência pela Alerj, que incluiu na proposta que a aquisição do capacete Elmo deve ser feita com recursos do SUS.

“Esse capacete tem eficácia comprovada no Ceará e também em Manaus. Com certeza poderá ser um grande instrumento para salvar vidas e ajudar no trabalho dos profissionais da saúde. Agora confiamos na sensibilidade do governador para que possa sancionar o quanto antes a lei”, afirma o deputado Anderson Alexandre.

Utilizando um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete Elmo pode ser aplicado em pacientes considerados de baixa e média complexidade. Com isso, além de desafogar os leitos de UTI, evita efeitos decorrentes da intubação, como a sedação por longo tempo e o uso de medicamentos que prolongam o período de recuperação dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Post Bottom Ad

Pages