Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita registra mais de 3 milhões de atendimentos na saúde por ano

quinta-feira, março 11, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

A partir de mais de 3 milhões de atendimentos anuais, a Prefeitura de Mesquita tem mudado os hábitos e costumes da população que busca a rede municipal de saúde. Os serviços vão desde a Atenção Primária a exames especializados de baixa, média e alta complexidade. Além de focar no atendimento humanizado, quem mora em Mesquita não precisa se deslocar para outras regiões do estado ou madrugar em filas na busca por senhas para procedimentos médicos no serviço público de saúde.

Com serviços destinados a pessoas de todas as idades, a Saúde de Mesquita executa, em média, mais de 250 mil atendimentos mensais, ultrapassando os 3 milhões anuais (referência do ano de 2020). O serviço é prestado atualmente por uma rede de saúde composta por sete clínicas da Família (CF), além de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa e outras unidades ligadas à saúde. Secretário de Saúde de Mesquita, Dr. Emerson Trindade aponta a receita da mudança de hábitos na saúde do município e o volume de atendimento.

“A saúde de Mesquita passou por uma revolução nos últimos quatro anos e segue avançando. Preconizamos um atendimento exemplar na Atenção Primária. Nosso paciente tem atendimento humanizado e ágil, com resultados rápidos de exames também. Nós pegamos a saúde com uma cobertura de 19% da população e, atualmente, estamos com 82% na cobertura da Atenção Primária. Mostramos que a saúde funciona com um serviço bem feito e gasto até menor. O resultado final, para o paciente e para a população, é muito eficiente”, avalia.

Subsecretário municipal de Saúde, Leandro Quaresma – conhecido como Léo – reforça os motivos pelos quais o paciente de Mesquita não precisa madrugar nas filas da capital ou de outras regiões do estado.

“Nossa rede de saúde é totalmente informatizada. O paciente chega e sai da unidade sabendo o dia, hora e local do seu exame. Nós atendemos procedimentos de baixa, média e alta complexidade, além da Atenção Básica. No caso de exames de sangue, por exemplo, o paciente com acesso à internet recebe o resultado sem precisar retornar ao local, pois no protocolo do exame consta a senha de acesso”, esclarece.

Na avaliação de pacientes

“Aqui, tudo funciona. Nunca vi coisa igual no serviço público. Parece que a gente está em outro país. Os funcionários atendem com carinho e atenção, os médicos explicam tudo durante as consultas e a gente sai do consultório sem dúvidas. Muito legal o sistema de saúde implantado em Mesquita. É impressionante”, enaltece a jornalista Elanie Monteiro, 53 anos, após uma bateria de exames que incluíram procedimentos de mamografia, dermatológicos, ginecológicos, ortopédicos, de densitometria óssea e ecocardiograma.

“Eu estava no ponto de ônibus e um senhor se dizia aliviado, pois sua mulher nunca mais precisou dormir nas filas de hospitais para pegar senha para ser atendido. Disse ainda que recebe o remédio em casa. Eu, que moro aqui, fiquei orgulhosa de Mesquita”, declara dona Rosinha Maria de Souza, de 60 anos.

Cátia Maria, de 48 anos, foi ao CEMCAM em busca de atendimento de mastologia e ginecologia, na Policlínica Municipal, na Avenida União 676, em Santa Terezinha. “Fui muito bem atendida, tanto pelos médicos quanto pelos funcionários. Aqui é ótimo”, garante.

Até quem já utilizou o serviço de vacinação para covid-19 em Mesquita reconhece o empenho das equipes de saúde. “Atendimento VIP. Minha mãe (a dona Imar Moema Rocha Carvalho) tem 80 anos e foi imunizada na Clínica da Família São José (no dia 23 de fevereiro). Não havia ninguém na frente dela”, contou a jornalista Ana Cristina da Rocha Carvalho, que elogiou o serviço nas redes sociais.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar