Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Nova Iguaçu inicia imunização com Pfizer. Cidade segue vacinando com segunda dose da Coronavac/Sinovac

domingo, maio 23, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Renato Fonseca/PMNI

A vacinação em Nova Iguaçu terá, esta semana, o uso de três imunizantes para combater a Covid-19. A partir desta segunda-feira (24), a cidade passa a aplicar também as primeiras doses da vacina da Pfizer, exclusiva para gestantes e puérperas com comorbidades e também homens e mulheres com comorbidades. Além disso, a Prefeitura continuará fazendo o reforço com a Coronavac/Sinovac. Até quinta-feira (27), receberá a imunização completa somente quem tomou a primeira dose entre os dias 15 e 17 de abril. A AstraZeneca/Oxford também segue sendo aplicada nos grupos prioritários.

Início da vacinação com Pfizer

Devido a necessidade de armazenamento em temperatura diferente das demais, a vacina da Pfizer será aplicada em apenas três pontos de imunização: Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti), Clínica da Família Odiceia de Moraes e Centro de atendimento ao deficiente (CAD). O público-alvo poderá procurar um destes pontos de segunda a sexta-feira, respeitando a divisão de gênero por horário: mulheres pela manhã e homens à tarde.

Quem receberá o imunizante das Pfizer

- Gestantes, independente da idade gestacional, e puérperas (mulheres no período pós-parto) com comorbidades acima de 18 anos;

- Pessoas entre 18 e 59 com comorbidades.

É importante respeitar o intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina Influenza (da gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante e a vacina contra Covid-19.

Documentação necessária para gestantes e puérperas

Para serem vacinadas, é preciso levar documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde e comprovante de residência. Puérperas com até 45 dias do pós-parto devem apresentar certidão de nascimento do bebê.

Calendário da vacinação segunda dose Coronavac/Sinovac

A segunda dose da Coronavac/Sinovac será aplicada somente em pessoas que receberam a primeira dose da vacina (cartão azul) nos dias 15, 16 e 17 de abril. Veja abaixo o calendário de quem pode ser vacinado até quinta-feira (27/05).

- Segunda (24/5): somente pessoas que tomaram a primeira dose no dia 15 de abril;
- Terça (25/5): somente pessoas vacinadas com a primeira dose no dia 16 de abril;
- Quarta (26/5): somente pessoas vacinadas com a primeira dose no dia 17 de abril;
- Quinta (27/5): somente pessoas vacinadas com a primeira dose no dia 17 de abril.

Horário de funcionamento: das 8h30 às 16h.

Primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford

A primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford será aplicada, ao longo da semana, em homens e mulheres com comorbidades com idade entre 18 e 27 anos, e pessoas com deficiência definitiva acima de 18 anos. A segunda dose da AstraZeneca (cartão laranja) continuará sendo aplicada conforme agendamento de retorno, respeitando os horários e divisão de gênero.

Mulheres e homens serão vacinados no mesmo dia com AstraZeneca/Oxford, de acordo com as idades, porém em horários diferentes. As mulheres serão vacinadas das 8h30 às 13h, e os homens das 13h às 16h.

Calendário da vacinação primeira dose da vacina com AstraZeneca/Oxford

- Segunda (24/5): pessoas com comorbidades de 26 e 27 anos e deficiência definitiva acima de 18 anos;
- Terça (25/5): pessoas com comorbidades de 24 e 25 anos e deficiência definitiva acima de 18 anos;
- Quarta (26/5): pessoas com comorbidades de 22 e 23 anos e deficiência definitiva acima de 18 anos;
- Quinta (27/05): pessoas com comorbidades de 20 e 21 anos e deficiência definitiva acima de 18 anos;
- Sexta (28/05): pessoas com comorbidades de 18 e 19 anos e deficiência definitiva acima de 18 anos;

Quem com comorbidades pode ser vacinado

Pertencentes ao grupo de deficiências são pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e transtorno do espectro autista. Já aqueles do grupo de comorbidades são os portadores de diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial grau 3, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida IMC maior que 30, síndrome de Down, cirrose hepática, portadores de próteses valvares, portadores de dispositivos cardíacos implantados, além de doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Repescagem de primeira dose da AstraZeneca/Oxford

Os profissionais de saúde com a idade de 26 anos ou mais, idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidade acima de 28 anos que ainda não se vacinaram devem comparecer a qualquer ponto de vacinação com os documentos necessários, cumprindo o horário e separação de gêneros.

Documentos que devem ser apresentados

Para serem vacinados, é preciso apresentar comprovante assinado por médico, contendo assinatura e registro no conselho de Classe, que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades e deficiências; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; Comprovante de residência e três últimas receitas, com validade máxima de 12 meses. Desde terça-feira (18/5), todos os atestados de comorbidades estão sendo retidos para verificação da veracidade do documento.

Horário de atendimento nos pontos de vacinação

O horário de funcionamento nos pontos de vacinação é das 8h30 às 16h, com exceção aos sábados, que vai até às 14h. A lista completa com os endereços dos 23 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização está em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/


TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

23/05/2021
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar