Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Japeri intensifica qualificação de profissionais da saúde

quinta-feira, julho 15, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Definir novas metas e incentivar na manutenção, qualificação e expansão das equipes da Atenção Primária em Saúde (APS) de Japeri . Esse foi o objetivo da Oficina do Programa Estadual de Financiamento de Atenção Básica à Saúde (PREFAPS), que aconteceu nesta sexta-feira (15), na Academia da Saúde, em Engenheiro Pedreira. A programação contou com a presença dos enfermeiros da Atenção Básica e serviu como forma de qualificá-los para melhor realizarem seus atendimentos de forma mais expansiva.

O evento contou com a Prefeita de Japeri, que também é médica, Dra. Fernanda Ontiveros, e com a secretária municipal da Pasta, Ana Luiza Albuquerque. Cerca de 50 profissionais participaram do encontro. Japeri conta com 12 unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e, de acordo com os dados do E-SUS, no mês de junho foram realizados 28.859 cadastros domiciliares, 57.627 cadastros individuais e 1.694 atendimentos individuais. Esses números mostram a soma dos serviços de todas essas unidades.

A Prefeita DRª Fernanda Ontiveros falou aos profissionais e ressaltou que a atualização desses indicadores pode facilitar e ajudar na chegada de mais recursos vindos do Governo do Estado, que são destinados diretamente para a saúde básica para manutenção de serviços já existentes e na chegada de novos equipamentos públicos.

“Realizamos esse evento com nossos enfermeiros da atenção básica para incentivá-los em sua produtividade. Isso faz com que os nossos indicadores melhorem, pois os recursos do PREFAPS só chegam se mostrarmos bons dados, rendimentos e uma produção satisfatória em nossas unidades básicas de saúde”, disse.

A subsecretária de atenção básica, Simone da Silva Cruz, enfatizou a fala da prefeita e falou da importância de se ter bons dados nos registros de saúde básica: “Precisamos, além da mão-de-obra, informar com mais clareza o que acontece nas nossas unidades de saúde básica. E é por isso que realizamos esse evento, para incentivá-los e orientá-los em seus atendimentos e o mais importante: Registrá-los para que possamos ter dados suficientes que facilitem a chegada de novos recursos para o nosso segmento”, disse.

Qual é o objetivo do PREFAPS?

O PREFAPS tem como objetivo apoiar a APS dos municípios a partir de incentivo à manutenção e expansão das equipes de Saúde da Família (eSF), Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (eSB/SF), Consultório na Rua (CnaR), Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e Polos de Academia da Saúde (PAS), bem como fomentar a qualidade e o alcance de metas no âmbito da APS. Os valores são calculados quadrimestralmente e repassados por meio de transferência do Fundo Estadual de Saúde (FES) ao Fundo Municipal de Saúde (FMS), na conta corrente destinada exclusivamente ao recebimento do financiamento estadual da APS, vinculada ao número de CNPJ do Fundo Municipal de Saúde.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar