Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita facilita a vacinação dos usuários do CAPS III Casa Azul

quinta-feira, julho 01, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Para garantir a vacinação contra covid-19 das pessoas com transtorno mental grave e permanente atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial III Casa Azul, a equipe de Imunização de Mesquita oferece o serviço no próprio espaço. A iniciativa começou no dia 28 de maio, mês em que se celebra a luta antimanicomial – para que qualquer pessoa com algum sofrimento ou transtorno mental tenha o direito de ser cuidada de forma digna, no território onde vive e longe dos manicômios psiquiátricos. Ou seja, quando o calendário para esse público-alvo foi iniciado no município.

Para organizar os usuários ativos, a equipe decidiu separá-los em etapas. Na última terça-feira, dia 29 de junho, por exemplo, mais dez pacientes garantiram sua imunização. "Em plena pandemia, a equipe do CAPS III Casa Azul entendeu que a luta antimanicomial de 2021 precisava priorizar o acesso à vacinação contra a covid-19 para todos os usuários que apresentam transtornos mentais graves e vivem, em sua maioria, em condição de extrema vulnerabilidade psicossocial”, explica o coordenador do CAPS III Casa Azul e psicólogo, Ueslei Solaterrar.

Nesse sentido, Ueslei reforça a importância dessa imunização acontecer no mesmo espaço em que é feito o atendimento. “Sabemos que muitos usuários de saúde mental ainda sofrem com o preconceito, medo e estigma da loucura. Isso dificulta o acesso deles aos serviços de saúde. Então, para eles, a mediação da equipe ainda se faz necessária nesse acesso ao direito da vacinação contra a covid-19”, avalia.

O planejamento e cronograma são elaborados em parceria entre as equipes do próprio CAPS e da Imunização. Isso a partir da articulação da coordenação de Saúde Mental, na figura de Márcia Bezerra, e da coordenação do setor de Imunização, na figura de Sabrina Louroza, que não mediram esforços para tornar possível essa proposta da equipe do CAPS III Casa Azul.

Até o momento, cinco etapas já foram realizadas, sempre de forma semanal, com uma média de 20 usuários em cada. Mas, com a diminuição na demanda, a última aconteceu de forma quinzenal. “Fazemos o aviso com uma semana de antecedência, para que eles fiquem cientes que vai ocorrer a vacinação naquele dia. Essa articulação tem dado muito certo, pois facilita na questão da locomoção dos usuários até os pontos de imunização”, explica a psicóloga Helen Martins.

Equipamento

O CAPS III Casa Azul funciona na Rua Tenente Aldir Soares Adriano 109, no Cruzeiro do Sul. Lá, pessoas com esquizofrenia, depressão grave, ideação ou tentativa de suicídio, transtorno de ansiedade grave e outros problemas de saúde mental têm atendimento 24 horas. Isso porque a unidade foi reformada no ano passado e a equipe foi ampliada, garantindo atendimento o dia todo.

O espaço conta com refeitório/sala de oficina, cozinha, banheiros, sala de jogos, sala de TV, consultório de atendimento, espaço aberto de conveniência, sala para a equipe, sala de administração, três quartos, além de nove leitos de atenção à crise em saúde mental.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

01/07/2021

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar