Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Polícia militar emprega 2.500 agentes na operação verão neste feriadão de independência

sexta-feira, setembro 03, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Dando continuidade às ações para a garantia da segurança de moradores, turistas e frequentadores das praias do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Polícia Militar, através de sua Subsecretaria de Gestão Operacional, definiu um novo esquema de policiamento para o segundo fim de semana da Operação Verão 2021.

Com o aditivo do feriado da Independência, celebrado no próximo dia 7 de setembro, o comando da Corporação mobilizará um efetivo de 2.500 policiais para atuar durante os quatro dias do feriadão, entre sábado e terça-feira.

Nas estradas, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) empregará um reforço de 55% em seu efetivo para ampliar o policiamento na malha rodoviária estadual em seus seis mil quilômetros.

Na região metropolitana, assim como no final de semana passado, toda a orla estará sendo monitorada por helicópteros e drones do GAM (Grupamento Aeromóvel), cujas imagens serão transmitidas em tempo real para o carro-comando da Corporação que ficará baseado no Arpoador. A região, inclusive, será ocupada por equipes de policiais militares e guardas municipais, tendo em vista seu histórico de ampla preferência por parte dos frequentadores das praias da Zona Sul carioca.

Dentro desse cronograma de atuação, também serão empregados cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Esse reforço dará mais efetividade ao policiamento preventivo e ostensivo nas ruas internas dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. Equipes do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) também atuarão em áreas específicas.

Todo esse efetivo se juntará aos policiais dos programas Segurança Presente e Bairro Seguro já implantados nos bairros que compõem a orla da capital do estado.

Também faz parte do planejamento o reforço no patrulhamento das vias expressas por policiais do Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE) e nos corredores estruturais que dão acesso à orla, com emprego das unidades operacionais da área. Ao longo dessas vias, os ônibus que trafegam em direção à orla serão monitorados e poderão ser interceptados caso sejam constatadas ações que coloquem em risco a segurança no transporte público, crime previsto no artigo 262 do Código Penal. Haverá ainda ações nos terminais de ônibus e nas estações do Metrô.

As demais praias da capital, como Flamengo, Botafogo e Urca, também estarão com o policiamento reforçado, assim como as orlas de Niterói e das cidades litorâneas do interior do estado.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar