Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

São João de Meriti encerra mês de agosto com evento sobre "Agosto Dourado", mês de incentivo ao aleitamento materno

quarta-feira, setembro 01, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada


No decorrer do mês passado, dentro da Campanha “Agosto Dourado”, a Secretaria de Saúde de São João de Meriti, através da Rede de Atenção Básica, intensificou as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno nas unidades de Estratégia de Saúde da Família. Para encerrar o mês, o Posto de Saúde Jacy Alves dos Santos Júnior (USF Vila São José) promoveu um encontro com as mães cadastradas da região, com uma palestra ministrada pela médica da família e comunidade, Dra. Karina Ruiz, falando sobre os benefícios da amamentação para a saúde e o desenvolvimento da criança e da mãe.

A cor escolhida para simbolizar a campanha faz alusão à definição dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao leite materno, considerado alimento padrão ouro. E dentro de todo esse cuidado, a prefeitura conseguiu dar andamento ao atendimento direcionado à região do Morro do Amor, Vila Ruth, Morro do Gonçalves e Andorinhas, regiões carentes que precisavam dessa atenção especial. "O plano de campanha do nosso prefeito, Dr. João, está sendo seguido à risca e, o acolhimento, feito da maneira correta. Estamos prezando pela saúde da nossa população e dos futuros meritienses', disse Rafael de Sá, administrador da unidade de saúde.

Para as moradores da região, o serviço nunca foi tão bom e nunca houve tamanha assistência por parte do governo. A dona de casa Graice Kely dos Reis Fernandes, 32 anos, está grávida do quarto filho e diz que, apesar de não ser mais mãe de "primeira viagem", é a primeira vez que recebe esse tipo de informação. "Sou moradora de São João de Meriti e faço o pré-natal aqui no posto da Vila São José. Desde que engravidei do meu primeiro filho, nunca havia conversado dessa forma sobre as minhas dúvidas da gravidez. Eu, por exemplo, estava insegura porque estou com pouco leite durante essa gestação e das outras vezes não foi assim. Com as palavras da Dra. Karina, pude me tranquilizar e entender que cada filho vem de uma maneira diferente e o que devo fazer em cada caso".

Os profissionais de saúde têm papel fundamental nessa empreitada de acolher essas mamães. Dra. Karina Ruiz declara o amor por participar da vida delas, no principal momento da vida de uma mulher: "Aqui todo mundo realiza esse acolhimento: médicos, administrador, enfermeiros, agentes de saúde da família. O acolhimento é a palavra mandatória aqui dentro da nossa unidade. As nossas portas estão abertas para a população, afinal, esse lugar é para eles. É um presente receber essas quase 30 mães para ouvir um pouco do que temos para dar de melhor. Fico muito feliz de poder falar o que tem gente esperando para ouvir. A amamentação é dolorosa, difícil, mas nós estamos juntas. Antes e depois. O amor é trabalhado em conjunto, de mãos dadas, para conseguirmos tornar o fardo menos difícil".

O Posto de Saúde da Vila São José oferece também os seguintes serviços: atendimento médico e de enfermagem para todas as linhas de cuidado como saúde da mulher, saúde do homem, saúde da criança e puericultura, atendimento do Programa Hiperdia, coleta de preventivo, acompanhamento do programa Bolsa Família, coleta de sangue, vacinas do Programa Nacional de Imunização (exceto covid-19), pré-natal e teste do pezinho. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e está localizada na Avenida Comendador Teles, n° 3.199, Vila São José - São João de Meriti.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar