Alerj vota anistia para PMs excluídos por candidatura política - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

quinta-feira, novembro 04, 2021

Alerj vota anistia para PMs excluídos por candidatura política


Anistia para policiais militares fluminenses com mais de cinco anos, e menos de dez anos de serviço, excluídos da corporação em razão de candidatura a cargos políticos. Isso é o que prevê o PL 3748/2021, de autoria do deputado Anderson Moraes (PSL), que será votado nesta quinta (4/11), na Alerj.

A proposta prevê reintegrar ao trabalho PMs excluídos da corporação mesmo protegidos pela legislação estadual em vigor. Segundo sua justificativa, o artigo 50 da Lei 443/1981, que institui o Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro, estabelece exclusão somente para policiais que se candidatarem a um cargo eletivo e tenham menos de cinco anos de serviço.¨Por outro lado, o Estatuto prevê afastamento temporário para os que tiverem cinco anos ou mais de serviço”, ressaltou Anderson Moraes.

A justificativa da proposta cita ainda que a exclusão em caso de candidatura política é contrária a recentes decisões judiciais que reintegraram policiais à corporação após se candidatarem a um cargo político. Isso ocorre porque as decisões levaram em consideração interpretações amparadas em leis distintas. Embora a lei estadual esteja em vigor, segundo a Constituição, promulgada em 1988, policiais só podem se candidatar caso tenham mais de 10 anos de serviço. Neste caso, devem ser licenciados, e não excluídos do cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Pages