Banco de Sangue do HGNI funcionará em horário estendido durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

quinta-feira, novembro 18, 2021

Banco de Sangue do HGNI funcionará em horário estendido durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue


Doar sangue é um gesto solidário capaz de salvar inúmeras vidas. Para uma unidade com perfil regional, como o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), que atende pacientes de toda a Baixada Fluminense, manter o estoque abastecido é essencial para ampliar a assistência. Por este motivo, o Banco de Sangue da unidade irá funcionar em horário estendido, das 7h30 às 15h, entre os dias 22 e 26 de novembro. Quem doar sangue nesta semana irá receber brindes e terá um lanche especial. A ação faz parte da comemoração pelo Dia Nacional da Doação de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

Um dos grandes desafios para o HGNI, uma das únicas unidades de portas abertas da região, é manter o estoque abastecido para casos de emergências ou internações que precisam de transfusão sanguínea. Para atender a demanda, são necessárias 600 doações por mês, porém, este número costuma ser 35% menor. Embora tenham dias em que há boa procura dos doadores, a média de bolsas coletadas ainda está abaixo do ideal.

“O HGNI é um hospital com perfil regional que atende pacientes graves que, na maioria das vezes, precisam de transfusão. É importante que nosso estoque esteja abastecido para que possamos salvar essas vidas. Por isso, ampliamos o horário da doação entre 22 e 26 de novembro, não só para receber mais doadores, como também para agradecer por este gesto solidário e importante para nossa unidade”, ressalta o diretor-geral do HGNI, Joé Sestello. “Uma bolsa de sangue doada é capaz de salvar até quatro vidas”.

Devido a pandemia, a entrada só será permitida com uso de máscara. A unidade disponibiliza álcool em gel e passa por um processo diário de higienização dos setores. O banco de sangue do HGNI é o único público da Baixada Fluminense ligado ao Hemorio.

Quem pode doar

Pessoas entre 18 e 69 anos poderão doar, sendo que os maiores de 60 anos precisam ter doado anteriormente. É necessário ter mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Vacinados contra a Covid-19 devem esperar sete dias para fazer a doação, enquanto aqueles que contraíram a doença devem aguardar 30 dias após recuperação completa do quadro. Quem tem tatuagem só poderá doar após 12 meses. Não é preciso estar em jejum, porém, é contraindicada a doação de pessoas que ingeriram comida gordurosa nas últimas quatro horas ou bebidas alcoólicas no dia anterior. Os menores de idade também podem ajudar a salvar vidas. Para isso, os responsáveis devem preencher um termo de autorização disponibilizado pelo site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Pages