Sala Lilás para atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência é inaugurada em Nova Iguaçu - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

quarta-feira, dezembro 15, 2021

Sala Lilás para atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência é inaugurada em Nova Iguaçu


Nesta terça-feira (14) o Instituto Médico Legal (IML) de Nova Iguaçu ganhou nova cor: lilás. A Polícia Civil em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Nova Iguaçu, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, inauguraram a Sala Lilás – espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres e crianças vítimas de violência.

Como funciona?

As pessoas que registram ocorrência de violência em delegacias são automaticamente encaminhadas ao IML para realização de corpo de delito. A equipe atuante será multidisciplinar formada por policiais, assistentes sociais, psicólogas, orientadoras pedagógicas, enfermeiras e técnicas de enfermagem, que, além de realizarem os exames periciais, prestarão o atendimento de acordo com a necessidade de cada caso. A integração dos serviços tem como objetivo principal ajudar as vítimas a se sentirem mais à vontade para relatar a violência sofrida. O local é composto por recepção, brinquedoteca, sala de atendimento técnico, clínica médica, perícia médica e clínica odonto-legal.

“Várias mãos lutaram para que essa conquista pudesse ser real. A Sala Lilás é um equipamento da Baixada Fluminense, pois funciona dentro do IML. Contudo o nosso prefeito Rogerio Lisboa assumiu a responsabilidade por estar dentro de Nova Iguaçu. Então, a Assistência Social, juntamente com a Saúde, realizou a obra e equipou o espaço para a mulher se sentir digna de ter um atendimento em um momento tão difícil da vida”, relatou Elaine Medeiros, Secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu.

Presente, o Secretário de Saúde Luiz Carlos Nobre Cavalcanti comentou sobre a representatividade da sala. “Essa sala será um instrumento de utilidade enorme para essa parte mais sensível da população que precisará mais do que nunca de uma recepção dessa grandeza”, comentou.

A ambientação, acolhedora e aconchegante, tem frases encorajadoras nas paredes como “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Alguns dos significados da cor lilás são respeito e dignidade, justamente valores que as vítimas procuram após sofrer violência.

“Este posto de perícia vai trazer mais dignidade no acolhimento a todas as mulheres, crianças, adolescentes e trans vítimas de violência. Não somente Nova Iguaçu está sendo beneficiada, mas sim toda a Baixada”, afirmou Dra. Denise Rivera, Assessora Técnica Especial da Secretaria de Polícia Civil.

Endereço

A Sala Lilás fica no IML, localizado na Rua Paranaguá, número 231, Vila Treze de Maio – Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Pages