Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

MP emite recomendação para que Magé não exija termo de consentimento de pais e responsáveis para vacinação de crianças contra a Covid

sexta-feira, janeiro 28, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana I, emitiu Recomendação para que a Prefeitura de Magé não exija a assinatura de um termo de consentimento de vacinação, no caso de pais ou responsáveis legais que levem crianças de 5 a 11 anos para vacinarem-se contra a Covid-19 no município. A Recomendação baseia-se em uma notícia, publicada no site oficial da Prefeitura, onde a administração municipal informa que, para que ocorra a vacinação, é preciso que um dos pais acompanhe a criança ou um responsável com autorização por escrito.

A Recomendação, emitida nesta quinta-feira (27/01), é endereçada ao prefeito Renato Cozzolino e à secretária municipal de Saúde, Larissa Malta Storte Ferreira, e pede aos gestores públicos que adequem os protocolos de vacinação infantil do município à recomendação do Ministério da Saúde, de que o termo de consentimento somente seja exigido caso os pais ou responsáveis legais não estejam presentes no momento da vacinação.

O texto ressalta que as orientações da Prefeitura de Magé podem gerar dúvidas, uma vez que não há a necessidade de exigência de termo de consentimento caso a criança esteja acompanhada de seu representante legal e este venha a concordar com a vacinação. “Ou seja, a desnecessidade de apresentação do comprovante também se estende a representantes legais que não sejam pais da criança a ser vacinada”, diz a Recomendação.



Ainda no documento encaminhado aos gestores, é ressaltado que o descumprimento da Recomendação poderá ensejar o ajuizamento de uma ação civil pública para tratar sobre o tema.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar