Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Rio registra recorde de casos de Covid pelo 4º dia consecutivo

sexta-feira, janeiro 14, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

A cidade do Rio registrou mais um recorde de casos de Covid-19 e pelo 4º dia consecutivo,os números só aumentam. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 14.817 novos casos nesta sexta-feira (14).

Esse é o maior número desde o início da pandemia e há um crescimento constante nos registros diários nos últimos cinco dias. Em todo o ano, foram confirmados mais de 60 mil casos. Nesta sexta-feira (14), ainda foram computadas três mortes pela doença, totalizando sete óbitos em 2022.

A taxa de positividade dos testes para a Covid-19 também tem aumentado e hoje metade dos exames apresenta resultado positivo.

O pesquisador em saúde pública da Fiocruz Raphael Guimarães diz que, apesar de a variante ômicron manifestar sintomas mais leves, os dados são sinal de alerta porque a explosão de casos ameaça sobrecarregar os hospitais e o alto contágio também pode infectar muitos profissionais de saúde.

A cidade do Rio ainda registra um crescimento de quase 1.500% no número de pessoas internadas com a doença na rede municipal desde o início do ano.

Na noite desta sexta (14), 364 pessoas estavam internadas com a doença. No dia 1º de janeiro, eram 23 internações. Apesar disso, somente 6% do total de pacientes na rede pública do município estão internados por Covid-19. No início da semana, o índice era de 3%.

A taxa de ocupação dos leitos hospitalares da rede municipal está em 58%, um aumento de 17 pontos porcentuais em apenas dois dias.

Na rede particular, a Associação de Hospitais do Estado do Rio afirma que houve um pequeno aumento nas internações, mas o crescimento ainda não foi significativo.

A Secretaria Municipal de Saúde diz que já reabriu leitos para Covid-19 no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, e alertou os governos estadual e federal sobre a necessidade de abertura de leitos em outros hospitais de referência, como o Estadual de Anchieta, o Federal de Bonsucesso, além do Universitário Clementino Fraga Filho.

Em relação aos testes realizados pela Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de positividade está em quase 37%. De 7 a 12 de janeiro, foram realizados 9.015 testes para detecção da Covid-19 nos nove centros de testagem do estado. Desse total, 3.254 tiveram resultado positivo para a doença.

Neste sábado (15), será inaugurado o décimo posto de testagem do Governo do Estado. Para fazer o exame, é preciso realizar um agendamento on-line. A marcação fica disponível para os dois dias seguintes. Os pacientes com sintomas mais graves devem procurar as unidades hospitalares.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar