Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Alunos da Universidade Rural visitam Belford Roxo

segunda-feira, março 21, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

A cidade de Belford Roxo está recebendo a visita técnica dos alunos do 5º período do curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para fazer um levantamento dos equipamentos e espaços de lazer, turismo, meio ambiente e cultura. Os estudantes visitaram a Casa da Cultura, Vila Olímpica, Campo do Hinterlândia, Praça de São Vicente e a quadra da escola de samba Inocentes de Belford Roxo. Já nesta sexta-feira (18-03), as informações foram do pórtico da cidade, Bica da Mulata, Fazenda do Brejo, e muitos outros locais.

A professora e doutora da UFRRJ Isabela de Fátima Fogaça explicou que o grupo faz parte do laboratório e observatório de lazer e turismo da Baixada Verde composta por 10 municípios. “Essas visitas começaram em 2017 a partir do Plano Estratégico de Turismo da Região onde uma de suas ofertas é fazer o inventário turístico. Depois de um grande levantamento de dados de diversos espaços fazemos um diagnóstico e estudo sobre as potencialidades e deficiências para o município. Isso possibilita que a gente trace indicadores que vão contribuir com o poder público. São mais de 400 tipos de itens na pesquisa”, informou Isabela.

Para acompanhar as visitas e passar algumas das informações, o secretário de Cultura, Bruno Nunes, esteve presente nos pontos escolhidos. “Sabemos que o turismo pode trazer desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda. Esse estudo vai apontar indicadores para que o governo tenha um planejamento de atuação em alguns desses pontos visitados. Quando o prefeito Waguinho criou a pasta de Turismo foi para complementar e atuar nessa linha. Sairemos de coadjuvante para virar protagonista na área de turismo no Estado do Rio de Janeiro”, garantiu Bruno.

Características positivas

Duas das alunas que estavam com o grupo são moradoras de Belford Roxo. Luana Soares Ferreira, 22 anos, destacou o quão interessante é vivenciar esse tipo de estudo em sua cidade. “Foi uma das últimas cidades a serem integradas ao Baixada Verde e ter a chance de apresentar os potenciais daqui é muito bom. Muitas pessoas ainda não veem Belford Roxo com bons olhos e estamos aqui para mudar isso. Tenho percebido características positivas e tem muitos bairros com atrativos que podem ser explorados”, afirmou Luana.

Maria Carolina Barroso, 23, concorda com a colega e ainda acrescentou que é uma oportunidade incrível para a cidade mostrar seus atrativos ao projeto. “São vários alimentos culturais que podem ser aproveitados para o turismo. Faremos um planejamento e dar ideias de como o município pode melhorar nesses locais como: Vila Olímpica, Casa da Cultura, Fazenda do Brejo e a Bayer. Vamos analisar o conjunto e com a equipe pensar nas melhores formas de potencializar os recursos que temos”, explicou Maria Carolina.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Publicado em 21/03/2022
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar