Caxias intensifica ações de combate ao mosquito e prevenção a Dengue, Zika e Chikungunya - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

30/03/2022

Caxias intensifica ações de combate ao mosquito e prevenção a Dengue, Zika e Chikungunya



A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quinta-feira (31), a partir das 9 horas, no bairro Olavo Bilac, mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti e prevenção da dengue, zika e chikungunya.

A atividade, realizada pela Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ) com apoio do Núcleo de Educação em Saúde (NES), supervisores e agentes de endemias, inclui orientação aos moradores sobre as formas de combate e prevenção ao mosquito, e distribuição de material informativo.

Com a flexibilização das medidas de restrição e diminuição dos índices da covid-19 no município, a SVAVZ vem retomando as atividades presenciais de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti. As primeiras ações aconteceram nos bairros Doutor Laureano e Nova Campinas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses, disponibiliza para a população o telefone do “Disque Dengue”: 0800 2827788, para dúvidas e mais informações sobre prevenção e combate ao mosquito da dengue no município.

10 dicas para lembrar. 10 minutos para salvar.

Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika? O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos. Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

Confira 10 ações que podem ser realizadas em apenas 10 minutos e que ajudam a afastar o perigo do mosquito Aedes aegypti:

- Caixas d’água, tonéis, galões, poços e barris bem vedados;
- Calhas limpas;
- Pneus sem água e em lugares cobertos;
- Ralos limpos e com tela;
- Bandejas de geladeira e de ar-condicionado limpas e sem água;
- Pratos de vasos de planta com areia até a borda;
- Vasos sanitários, sem uso constante, fechados;
- Baldes e garrafas virados com a boca para baixo;
- Lixos e materiais para descarte dentro de sacos plásticos bem vedados;
- Piscinas e fontes sempre tratadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

©2022 I Todos os direitos são reservados ao Jornal Destaque Baixada, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Pages