Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Qualidade da areia de praias da capital será monitorada pela Águas do Rio em parceria com Prefeitura

quinta-feira, março 24, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

A Águas do Rio e a Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram, nesta quinta-feira (24/03), convênio para o monitoramento da qualidade da areia de praias da capital. O serviço de coleta de amostragem, que estava parado há três anos, será retomado em 24 pontos das orlas da Zona Sul, Piscinão de Ramos, Ilha do Governador e Paquetá.

As amostras das areias serão feitas a cada 15 dias e encaminhadas para laboratório credenciado, onde serão feitas as análises bacteriológicas. O boletim com os resultados obtidos e a classificação da areia quanto à sua qualidade serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que disponibilizará em seu site. Em 30 dias, as análises começarão a ser feitas, gerando quatro graduações de qualidade: não recomendada, regular, boa e ótima.

Para o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, a parceria com a Prefeitura no monitoramento das areias retoma um serviço importante para a população.

"A Águas do Rio, que acompanha a qualidade da água que chega na casa das pessoas, também vai contribuir para o monitoramento da qualidade da areia na cidade do Rio de Janeiro. O resultado dessas análises vai dar maior segurança para moradores e turistas que frequentam esses espaços”, afirma Bianchini.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, a retomada das análises seguirá critérios rigorosos e indica a preocupação da Prefeitura com o bem-estar dos cidadãos.

"A retomada do monitoramento das areias nessa parceria com a concessionária Águas do Rio, é a prova de que um trabalho coletivo rende bons resultados", diz Cavaliere, que faz um apelo à população. "A manutenção de uma praia limpa é um dever de todos nós. É fundamental que cada banhista leve sua sacola e recolha o lixo ao deixar a praia".

O presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães, lembrou que a praia da Zona Sul é uma área de preservação ambiental e comemorou a assinatura do convênio.

“Estamos muito felizes com esse convênio entre a Águas do Rio e prefeitura do Rio. Estávamos desde 2019 sem saber o estado da areia, sem um acompanhamento da situação ambiental da praia, que é uma área protegida. Essa assinatura de hoje é um ganho incomensurável para a qualidade de vida aqui do bairro”, afirmou.

Veja as sonoras do presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, e presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães:

https://drive.google.com/drive/folders/1-K-6YKsu62qG48NdGBV8-PnFI

Veja as praias que serão monitoradas:

Praia da Imbuca (Ilha de Paquetá)
Praia José Bonifácio (Ilha de Paquetá)
Praia da Moreninha (Ilha de Paquetá)
Praia da Bica (Ilha do Governador)
Praia da Engenhoca (Ilha do Governador)
Praia da Guanabara (Ilha do Governador)
Praia de Ramos
Praia do Flamengo
Praia de Botafogo
Praia da Urca (Central)
Praia Vermelha
Praia do Leme
Copacabana (República do Perú)
Copacabana (Barão de Ipanema)
Copacabana (Souza Lima)
Praia do Diabo
Arpoador
Ipanema (Maria Quitéria)
Ipanema (Paul Redfern)
Leblon (Bartolomeu Mitre)
Leblon (Visconde de Albuquerque)
São Conrado (Hotel Nacional)
São Conrado (Asa Delta)
Piscinão de Ramos
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar