Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Força-tarefa para auxiliar população segue em Mesquita

domingo, abril 03, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

A força-tarefa organizada pela Prefeitura de Mesquita para atender a população prejudicada pelo forte temporal que caiu na cidade entre 21h de sexta-feira e 3h de sábado segue neste domingo. O trabalho envolve equipes de todas as áreas do governo municipal. Só da parte de obras, limpeza urbana e serviços públicos, por exemplo, mais de 180 pessoas estão atuando, espalhadas por diferentes pontos de Mesquita.

“Temos 180 profissionais trabalhando, com o auxílio de dez caminhões e quatro retroescavadeiras. Estamos empenhados para, o mais rápido possível, retirar todo o lixo, lama e entulho que ficaram pelas ruas de Mesquita, em função do maior temporal da história da cidade”, avisa o prefeito Jorge Miranda.

Assistência Social

Neste domingo, os CRAS abriram às 10h, com funcionamento até 14h. No entanto, há equipes percorrendo as regiões mais afetadas, garantindo que o auxílio chegue a quem não consegue ir a um dos equipamentos públicos. São, em média, 50 pessoas envolvidas nesse atendimento, que chegou a 281 famílias no sábado.

“A Assistência Social está nas ruas, em uma espécie de busca ativa, verificando que famílias precisam de auxílio agora. Há pessoas nos seis CRAS também, em um esquema de plantão que ficará disponível até 14h. A nossa prioridade agora é dar suporte a quem precisa”, avisa Nara Cristina, subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita.

Registro recorde de chuva na cidade

Entre 21h de sexta-feira, dia 1º de abril, e 3h da madrugada de sábado, dia 2, foram registrados 266 mm de chuva na cidade de Mesquita. “Essa é uma quantidade de chuva que a gente nunca esperou, foi um recorde no município. É o equivalente à chuva que cai em três meses. No último incidente sério que tivemos com chuvas, em 2020, foram 80 mm. Mesmo assim, o trabalho preventivo que foi realizado para evitar complicações maiores se mostrou eficaz, já que assim que a chuva parou, a água escoou”, analisa Alex Cruz, diretor da Defesa Civil Municipal de Mesquita.

Alex se refere às constantes ações realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos. E que vai desde a coleta regular de lixo – o monitoramento dos caminhões de coleta pode ser acompanhado, em tempo real, pelo Portal da Transparência – à rotina de limpeza e desentupimento de meios de escoamento.

“O estado do Rio sofre com chuvas fortes neste período de verão e início de outono e a Baixada Fluminense é uma das áreas que acaba sendo afetada. Então, nós nos antecipamos, com a limpeza constante de bueiros e a construção de novas bocas de lobo e ralos localizadas em pontos estratégicos da cidade. Isso faz com que, ao fim dos temporais, o escoamento da água das chuvas seja rápido”, explica Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos.

Balanço

O trabalho da Defesa Civil de Mesquita começou antes mesmo do temporal, com envio de SMS pelo 40199, alertando a população sobre a possibilidade de chuva forte a partir da noite de sexta-feira. A partir do momento em que a chuva começou a cair, a equipe intensificou o monitoramento dos rios e orientou a população que procurou informações sobre como agir. Vistorias foram realizadas em residências afetadas e há registro de duas famílias desalojadas e uma desabrigada na cidade. Houve desbarrancamento, mas sem vítimas, e casos de alagamentos. O Rio Dona Eugênia, na Coreia, e o Rio da Prata, na Jacutinga, transbordaram com o alto volume de chuva registrado. Um óbito foi confirmado.

Abaixo, seguem os endereços dos CRAS de Mesquita, que estão abertos até às 14h deste domingo:

Chatuba – Rua Adolfo de Albuquerque, 398.
Branco de Areia – Rua Bicuíba, 48.
Juscelino – Av. São Paulo, 465.
Rocha Sobrinho – Av. Coelho da Rocha, 1426.
Santa Terezinha – Rua Hélio Mendes do Amaral, 220.
Santo Elias – Rua Cesário, 659.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Publicado em 03/04/2022
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar