Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Nova Iguaçu decreta situação de emergência em decorrência das fortes chuvas

sábado, abril 02, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Em decorrência dos problemas causados pelas chuvas intensas que caíram sobre Nova Iguaçu na noite de sexta (1º) e madrugada deste sábado (2), o prefeito Rogerio Lisboa determinou situação de emergência no município, em decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial.

A cidade registrou um acumulado pluviométrico de 166 mm em 4h e cerca de 222 mm em 24h. Houve sérios danos a imóveis públicos e privados por conta das ocorrências de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos, afetando cerca de 800 mil pessoas. Com isso, se tornaram necessárias ações de reconhecimento, de salvamento, ações humanitárias, vistorias técnicas, desocupações de imóveis, limpeza e desobstrução de vias e reconstrução de equipamentos públicos.

De acordo com o decreto, todos os órgãos municipais estão mobilizados para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.

O texto também autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações, com o objetivo de assistir à população afetada pelas chuvas.

Autoridades administrativas e os agentes de proteção e defesa civil estão autorizados, em caso de risco iminente, a adentrar em residências para prestar socorro ou para determinar a sua evacuação. E fica autorizado o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco de desastre.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Publicado em 02/04/2022
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar