Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Bairro Presente completa um ano com mais de 22 mil ações preventivas junto à sociedade

terça-feira, junho 14, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


Nesta terça-feira (14/6), o programa Bairro Presente completa um ano estreitando as relações entre a Secretaria de Estado de Polícia Militar e a população do Rio de Janeiro. Neste período, as equipes do projeto já realizaram mais de 22 mil ações preventivas, dentre iniciativas sociais, visitas a estabelecimentos comerciais, visitas domiciliares, reuniões comunitárias, palestras, apoio a outros órgãos públicos entre outras.

Desenvolvido para tornar o policial militar um agente público mais próximo da população, o Programa já se estende por 35 módulos em 29 bairros: 34 na região metropolitana do Rio e um, inaugurado no último dia três de junho, em Petrópolis, na região do movimentado polo comercial da Rua Teresa, referência na Região Serrana.

Com policiais capacitados e direcionados à atuação de proximidade, o Bairro Presente carrega a filosofia de uma relação mais íntima entre o representante do Estado e o cidadão, uma relação de confiança. Além de utilizar viaturas e braçais com identificação específica, as equipes também possuem telefones de contato direto, possibilitando aos moradores dos bairros uma comunicação já familiarizada com aqueles policiais com quem convivem no dia a dia, seja ela através de ligações ou mensagens pelo aplicativo móvel WhatsApp.

Para a coordenadora do programa, major PM Bianca Neves, que anteriormente conduziu os projetos de Prevenção das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o estreitamento na relação entre a corporação e o cidadão é um dos pilares de uma presença positiva do Estado.

- Não há dúvidas de que a confiança gera resultados. Quando a sociedade enxerga o policial como alguém que faz parte do seu cotidiano, alguém que, inclusive, vem do seu mesmo contexto de vida, ela entende que aquele agente público é uma referência de auxílio, é alguém que pode ser procurado diante das necessidades. E é com esse intuito que nossos policiais atuam no Bairro Presente, buscando, através do diálogo, se apresentar como um representante confiável e pronto para levar a proteção do Estado às populações locais – destacou a coordenadora.

Além da relação de proximidade com a sociedade, o projeto prevê a redução de importantes indicadores de criminalidade e o aumento da sensação de segurança nas 35 localidades atendidas. De acordo com as últimas atualizações, houve redução de 62,79% nos índices dos roubos de rua desde a implementação do projeto nessas regiões.

Atualmente, o Bairro Presente conta com 350 policiais militares fixos e 136 em reforço através do Regime Adicional de Serviço (RAS). Vale ressaltar que a SEPM já capacitou 1.114 policiais com as instruções e premissas do policiamento de proximidade.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar