Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Recém-nascidos da Maternidade Mariana Bulhões são vacinados com BCG antes de irem para casa

quinta-feira, junho 30, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


Cada pessoa carrega no seu braço direito a cicatriz da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), uma das mais importantes para o recém-nascido por prevenir formas graves da tuberculose. Os bebês que nascem na Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, são imunizados ainda durante a internação para que, no momento da alta, possam deixar a unidade protegidos e com a primeira vacina registrada na caderneta.

Nesta sexta-feira, 1° de julho, comemora-se o Dia da Vacina BCG. O imunizante é aplicado em dose única e precisa ser administrado logo nos primeiros momentos de vida do recém-nascido. No primeiro trimestre de 2022, a Maternidade Mariana Bulhões aplicou 1.366 vacinas BCG. A imunização acontece no período da tarde para os bebês saudáveis acima de dois quilos e a aplicação é feita por um profissional da enfermagem capacitado. Em outros casos é necessário aguardar que o paciente chegue ao peso ideal para garantir a proteção com a vacina.

“A oportunidade de se ter um calendário vacinal onde logo ao nascer os bebês são imunizados com a vacina BCG faz com que essa cobertura se torne mais eficiente. Daí a importância de vacinarmos nossas crianças”, destaca o diretor-geral da Maternidade Mariana Bulhões, Adriano Pereira.

Apesar do chorinho do bebê, a sensação de alívio por saber que o pequeno está protegido costuma ser unânime entre os pais e familiares, como foi para Mayara Justino, de 29 anos. Moradora de Queimados, ela deu à luz ao pequeno Benício na última terça-feira (28), na Mariana Bulhões, seu segundo filho.

“A vacina BCG é fundamental para prevenir doenças, principalmente a tuberculose. Eu estava preocupada, pois sei que é difícil encontrar a vacina onde eu moro, mas tenho certeza que vou sair daqui aliviada por saber que meu filho está vacinado”, explica ela.

Maternidade fará evento para reforçar a importância da vacina

Ainda nesta sexta-feira (1°), o Núcleo de Educação Continuada da Maternidade Mariana Bulhões fará uma pequena dinâmica com as gestantes, puérperas e funcionários sobre a importância da vacina BCG. Os enfermeiros passarão por cada setor e enfermaria distribuindo um material com todas as informações sobre o imunizante. A expectativa da equipe é ampliar o conhecimento não só para as pessoas que frequentam a unidade, como também para amigos, parentes e vizinhos.

Curiosidade sobre a cicatriz da BCG

Uma das características da vacina BCG é a pápula, uma cicatriz que fica no braço direito após a aplicação. Porém, algumas pessoas não apresentam essa marca. No entanto, essa ausência não significa que esse bebê está desprotegido contra a tuberculose. A cicatriz começa a aparecer de duas a três semanas após a aplicação.

É necessário ter alguns cuidados com a cicatriz, que representa a reação do corpo à vacina. Não é preciso colocar nenhum produto, medicamento ou curativo, sendo aconselhável somente a higienização correta do local com água e sabão durante o banho e também evitar atrito.

Vacina BCG nas Unidades de Saúde de Nova Iguaçu

Os familiares dos bebês que moram em Nova Iguaçu e precisam ser vacinados com a BCG podem procurar as Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde para garantir a proteção. O município conta com cinco unidades fazendo a aplicação do imunizante.

Clínica da Família Patrícia Marinho – às quartas-feiras pela manhã. Endereço: Rua Ingá, s/n, Jardim Guandu;

Clínica da Família José da Silva Rego (Vila de Cava) – às quartas-feiras pela manhã. Endereço: Rua Alvares Gonçalves, n° 103, Vila de Cava;

Clínica da Família Miguel Couto – às sextas-feiras pela manhã. Endereço: Rua Digomar Simões e Souza, n° 50, Miguel Couto.

Clínica da Família Moacyr Almeida de Carvalho – às quintas-feiras pela manhã. Endereço: Rua Coronel Monteiro de Barros, n° 783, Austin.

Centro de Saúde Vasco Barcelos – De segunda a quinta-feira, pela manhã. Endereço: Rua Coronel Bernardino de Melo, n° 1.895, Centro.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar