Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Equipes de Mesquita conhecem o Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói

sexta-feira, julho 01, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Na terça-feira, dia 28 de junho, equipes de Mesquita estiveram em Niterói para agregar conhecimento. Profissionais de quatro setores públicos realizaram uma visita técnica ao Centro Integrado de Segurança Pública do município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A ideia foi aprender os métodos exercidos pelo equipamento para aplicar no futuro Centro de Controle Operacional da cidade, que tem inauguração prevista para o segundo semestre deste ano.

"Como esse é um projeto piloto, precisamos entender todo o processo tecnológico que envolve o Centro de Controle Operacional. Acredito que com o feedback que recebemos, conseguiremos planejar de forma mais adequada, visando o menor impacto na implantação da infraestrutura, e por fim, a melhor utilização das ferramentas tecnológicas”, diz Rafael Floriani, diretor de Infraestrutura de Redes da Prefeitura de Mesquita, que representou o setor de T.I. na visitação.

Especificamente, participaram da atividade os profissionais da Guarda Civil Municipal, de Tecnologia da Informação, de Transporte e Trânsito e da Defesa Civil de Mesquita. No local, eles puderam conhecer as estratégias de monitoramento, as questões de conectividade, os sistemas de compartilhamento de imagens, a alimentação da base de dados e as maneiras de comunicação entres os setores. Além disso, foram apresentados ainda o observatório de dados e os números com os resultados.

Desse modo, será possível trazer mais eficiência e transparência para Mesquita. “Através da integração entre as guardas, iremos fortalecer o trabalho e aumentar o alcance da atuação. Assim, a população poderá ter acesso a uma segurança pública de qualidade”, explica a subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania, Renata Paranhos.

O CISP de Niterói conta com mais de 500 câmeras, que atuam 24 horas por dia, monitoradas por Guardas Municipais, e 70 câmeras inteligentes. O trabalho é integrado com as forças de segurança federais, estaduais e municipais, como Polícia, Bombeiro e SAMU.

Centro de Controle Operacional de Mesquita

O CCO será uma base de monitoramento que contribuirá na prevenção e no combate aos casos de violência no município. No projeto, estão previstas as instalações de mais de 40 câmeras com a tecnologia de inteligência artificial em pontos estratégicos da cidade. A cobertura se estenderá também para as divisas com Nilópolis e Nova Iguaçu e as saídas para a Rodovia Presidente Dutra e para a Via Light.

A tecnologia ajudará na identificação de casos de delitos a partir do reconhecimento facial e, ainda, dos veículos que entram e saem do município. “Essa ferramenta será de grande importância para a segurança nas ruas. Poderemos, por exemplo, ter o controle do tempo que as cores dos semáforos ficarão acesas e detectar prováveis acidentes. Essas coisas fluirão melhor com as obras nas vias públicas, assim como as atualizações dos sinais de trânsito, que já estão acontecendo”, retrata o subsecretário de Transporte e Trânsito de Mesquita, Cléber Rezende. Essas atividades, no entanto, obedecerão critérios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante a privacidade dos munícipes.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar