Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mais água para Japeri: novo sistema já opera em fase de testes

sexta-feira, julho 01, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

A Cedae iniciou a fase de testes operacionais do novo sistema de abastecimento de Japeri, na Baixada Fluminense. Com investimento de mais de R$ 23 milhões, o empreendimento vai beneficiar cerca de 98 mil pessoas nos bairros de Nova Belém, Chacrinha, Lagoa do Sapo, São Jorge, Centro, Grota, Engenheiro Pedreira, Rio D’Ouro, Jardim Marajoara e Pedra Lisa.

As obras do sistema consistiram na construção de nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com vazão de 150 litros por segundo (l/s), e na instalação de elevatória de água tratada - responsável pelo bombeamento de água da estação até o tronco distribuidor. Outras intervenções incluíram a implantação de adutora de 947 metros, além de 2,1 quilômetros de redes de abastecimento para atender a região.

Mais tecnologia para o tratamento da água

A ETA Japeri irá operar de forma automatizada. A tecnologia é capaz de monitorar, em tempo real, as etapas do tratamento de água. Os dados serão controlados on-line pelos operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) da ETA.

O sistema de automação vai oferecer informações sobre as vazões e pressões, além de possibilitar que o técnico acione válvulas, comportas e motores remotamente. Por meio de telas gráficas, o software mostra as leituras e os parâmetros das atividades da estação, permitindo o acompanhamento frequente das estruturas.

A ETA Japeri será a segunda estação automatizada da Cedae – a primeira é a ETA Campos Elíseos, em Duque de Caxias.

- Já é comprovado que, com a automação, a estação vai funcionar com mais eficácia e menos custo. Esse é mais um exemplo do nosso compromisso com a eficiência dos processos e o investimento em tecnologia, em total alinhamento aos princípios ESG (sigla que remete aos fatores 'Ambiental, Social e Governança') – pontua o diretor-presidente da Cedae, Leonardo Soares.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar