Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Fogo devasta Serra de Nova Iguaçu

domingo, julho 24, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Intenso e sem intervalos que começou de manhã cedo e se estendeu até o final da tarde deste domingo (24/07) não foi possível extinguir o incêndio que se abate sobre a Serra de Madureira.

Segundo relatos, um balão caiu no topo da serra, próximo ao Shopping Nova Iguaçu por volta de 01h00min da manhã, ocasionando um incêndio florestal que se alastrou durante a madrugada.

Logo pela manhã, uma equipe da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu e um apoio de agentes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente se deslocaram até o foco de incêndio.

Por volta de 12h00min uma equipe de Guarda-parques do Parque Estadual do Mendanha chegou em apoio as equipes que já se encontravam no local.

Durante um combate intenso que levou horas as equipes obtiveram êxito em alguns trechos, mas a topografia do terreno, os fortes ventos e a vegetação seca com mais de 2 metros de altura impediam o avanço das equipes em meio ao material combustível em diversos pontos.

Durante o combate foi possível observar diversas Capivaras em fuga, correndo do fogo, além de uma pequena Jaguatirica que se abrigou no topo de uma árvore fugindo do fogo. Infelizmente cenas fortes e tristes presenciadas pelos combatentes.

Enquanto o combate era realizado próximo ao Shopping Nova Iguaçu (evitando a passagem do fogo para o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu), foi constatado um novo foco de incêndio florestal no vale do Tatu Gamelo (continuação da região queimada no último domingo).

As equipes se aproximaram a uns 800 metros do foco, que em um local de difícil acesso onde houve um desmoronamento desde a última chuva de 1° de Abril, impediu a passagem em segurança dos agentes. No limite da exaustão, após horas de combate sem intervalos desde as 08h00min da manhã e com o fim da tarde que se aproximava, as equipes encerraram o combate por volta das 16h00min.

Segue o monitoramento da região até às próximas horas da manhã de segunda-feira. O foco foi registrado ao CBMERJ via 193 pela manhã.

Denúncias, críticas e sugestões podem ser realizadas de segunda à sexta, das 09:00 às 17:00, pelo telefone da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (21) 3779-1183 ou pela Ouvidoria da Prefeitura.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar