Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Com Jerominho, Rio tem 56 políticos baleados nos últimos 6 anos

quinta-feira, agosto 04, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Jerominho, ex-vereador e um dos fundadores da Liga da Justiça, maior milícia da Zona Oeste do Rio, foi morto na tarde desta quinta-feira (04), em um ataque a tiros na Estrada Guandu do Sapê, em Campo Grande. Jerônimo Guimarães Filho chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de um empresário, que também foi baleado. Segundo testemunhas, ocupantes de um veículo teriam passado atirando na direção de Jerominho, que estava próximo ao centro social que mantinha na região.

Com o assassinato de Jerominho, sobe para 56 o número de políticos foram baleados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro nos últimos seis anos, segundo Instituto Fogo Cruzado: 47 deles morreram e nove ficaram feridos. Esse é o segundo caso de político baleado na Zona Oeste. Somente em 2022, foram três políticos baleados no Grande Rio: todos morreram.

Cecília Olliveira, diretora executiva do Instituto Fogo Cruzado, destaca as dúvidas entre os moradores da região. “A morte do ex-policial e ex-vereador Jerominho deixa ainda mais incertezas no ar para quem vive ou acompanha a situação da Zona Oeste. Os bairros da região estão em disputa desde a morte de Ecko, em 2021. Ecko liderava um grupo derivado do racha da Liga da Justiça, criado por Jerominho, e o espólio do miliciano vem sendo disputado por seu ex-companheiro de ação, Tandera, e Zinho, irmão de Ecko. A área segue em disputa pelos grupos milicianos e em meio a isso tudo, a população segue refém”.

SOBRE O FOGO CRUZADO

O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida.

Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 20 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife e de Salvador.

Através de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real, que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.


LEIA TAMBÉM... Ex-vereador Jerominho morre no hospital após ser baleado no Rio


Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar