Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita terá caminhada pelo fim da violência contra a mulher

sexta-feira, agosto 12, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Em alusão ao Agosto Lilás, a Prefeitura de Mesquita realizará uma caminhada pelo fim da violência contra a mulher. A atividade está marcada para o próximo sábado, dia 13, às 9h. A concentração será na Vila Emil, no Espaço da Mulher Mesquitense, localizado na rua Libânia 195. Já o ponto de chegada será a Praça João Luiz Nascimento, conhecida também como Praça da Telemar, no Centro. No local, também acontecerá uma ação social, promovida pelo Mesquita em Ação.

“Infelizmente, em pleno século 21, o número de casos de violência contra as mulheres é bem grande. Isso não só no Brasil, mas em todo o mundo. Por isso, precisamos nos posicionar contra esse impasse e mostrar a nossa total insatisfação. Afinal, todas nós merecemos respeito”, frisa a coordenadora municipal de Políticas para Mulheres e do CEAM de Mesquita, Silvânia Almeida.

A atividade contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Guarda Civil Municipal, da OAB Mesquita, da Patrulha Maria da Penha, além de algumas instituições da sociedade civil e da Escola de Samba Tubarão de Mesquita.

A conscientização tem como base a importância de não omitir casos de violência, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. “Essa luta não é exclusiva das mulheres, mas de todas as pessoas. Então, é fundamental que quando um caso desse tipo chegar ao seu conhecimento, você denuncie. Juntos, avançaremos para o combate desse mal que aflige a sociedade”, pontua Nara Cristina Lucena, subsecretária municipal de Assistência Social.

Atendimento à mulher

Em Mesquita, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) oferece apoio às mulheres vítimas de algum tipo de violência, com atendimentos jurídicos, sociais e psicológicos. O equipamento funciona das 11h às 17h e fica no Fórum de Mesquita. O endereço é rua Paraná 1, no Centro.

Nesse assunto, o município conta também com o Espaço da Mulher Mesquitense, que tem como foco a valorização da autoestima e o empoderamento da população feminina da cidade. Lá, são oferecidos cursos e oficinas, como de Barbeira, Cabeleireira, Depilação, Design de Sobrancelhas, Alongamento e Zumba, além de agendamento com nutricionista para as alunas.

Mesquita em Ação

Além do destino final da caminhada, neste dia, a Praça da Telemar também será palco para uma ação social, com vários serviços gratuitos. No local, estarão disponíveis serviços assistenciais, de beleza e de saúde. Não só as mulheres, mas toda a população poderá renovar o visual com cabeleireiros, barbeiros, trancistas, maquiagem, colocação de cílios e design de sobrancelhas.

Quem estiver presente ainda terá a chance de emitir a isenção para a emissão de documentos, se inscrever no CadÚnico, realizar o cadastro para o Vale Social e emitir a Carteira de Trabalho Digital e o Cartão de Estacionamento para Idosos e Deficientes. Isso sem contar com a aferição de pressão e teste de glicose, e receber aplicação de flúor com orientações sobre a escovação.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar