Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Após vencer o câncer de mama, mulheres consolidam associação que promove rede de apoio

quinta-feira, setembro 29, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


Foi da união entre três mulheres que venceram o câncer de mama que surgiu a Associação Lua Rosa. Em meio à rotina de tratamento, os encontros entre mulheres nas salas de espera dos consultórios ou nos laboratórios onde são realizadas a quimioterapia ou radioterapia se tornam comuns. Nesse contexto, em 2020, Karla Veruska, Tarcianne Patrício e Tereza Velma se conheceram em um dos grupos de apoio e compartilharam suas vivências.

A amizade deu origem à Associação Lua Rosa, projeto social de grande impacto que se destaca por suas ações de apoio a mulheres diagnosticadas com câncer de mama, visando ampará-las não apenas durante o período de tratamento, mas também auxiliando no pós-tratamento e na reestruturação da mulher na sociedade. A ideia era imprimir um olhar mais atento para o momento posterior ao tratamento.

Em 2020, a Karla assumia a presidência da Associação; Tereza estava à frente da Secretaria; e Tarcianne, responsável pelo financeiro. Atualmente, o mesmo modelo de coordenação é mantido e Heriana Queiroz e Aletheia Carízia assumiram, respectivamente, a secretaria e o setor financeiro. O ingresso na Associação é realizado por indicação, seguido de preenchimento de cadastro.

Para Karla Veruska, presidente da Associação, a iniciativa é um grande alicerce na vida de muitas mulheres: “Lua Rosa tem uma vertente muito forte de inspiração e de mulheres que buscam algo que possam se agarrar, tendo confiança que de alguma forma vão superar cada momento da doença. Vejo que muitas almejam uma vida diferente daquela antes do diagnóstico.”, explica ela.

Cyntia, responsável pelo eixo ‘Empodera Lua’, que além de grupos de estudo, orienta as associadas em seus empreendimentos, destaca a importância de apoiadores presentes durante o ano inteiro e não apenas em outubro, quando os holofotes estão voltados para a causa.

“Para o futuro, eu desejo que tenhamos parceiros fixos, que invistam na associação durante o ano todo, não somente no mês de outubro, para que a gente possa prestar auxílio às mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, assim constituindo uma assistência social de maior consistência.”, destaca.

Para saber mais sobre a iniciativa e ficar por dentro dos eventos e projetos realizados, siga o instagram oficial @associacaoluarosa.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar