Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Jovens de Belford Roxo criam jornal sobre sustentabilidade

quarta-feira, novembro 09, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


O projeto Caminhos da Sustentabilidade avança mais uma etapa educacional em Belford Roxo (RJ) com a entrega dos jornais estudantis em duas escolas públicas do município. As reportagens e a diagramação dos jornais foram feitas pelos próprios alunos após oficinas de capacitação para professores e workshops de design gráfico. A entrega aconteceu no último dia 02/11 nas escolas vencedoras do projeto, a E.M. São Bento e E.M. Manoel Gomes. A inspiração para o projeto são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ao todo, 540 alunos de Belford Roxo foram impactados pelo projeto, 37 professores e 18 educadores envolvidos em diferentes fases da iniciativa, 31 alunos no Dia do Design, 18 reportagens inscritas, 5 finalistas e 2 vencedoras.

O jornal de Belford Roxo, nomeado por alunos e professores, recebeu o título “Caminhos do Amanhã” e traz reportagens sobre reciclagem, água potável, educação e questões de gênero. Para o coordenador do Caminhos da Sustentabilidade, Allan de Amorim, a junção da sustentabilidade com a responsabilidade do jornalismo é um importante acerto desta iniciativa. “Tivemos a oportunidade de discutir um tema de extrema relevância por meio do jornalismo e angariar engajamento dos jovens participantes. Vimos isso na elaboração das reportagens e, especialmente, no Dia do Design, que foi o workshop de diagramação. Sem contar a importância de capacitar os educadores na primeira etapa do projeto. Agora, esta fase da entrega física dos exemplares nas escolas, representa a materialização e a valorização de todo o trabalho que construíram”, comenta Allan.

Entenda o projeto Caminhos da Sustentabilidade

O Caminhos da Sustentabilidade foi criado pela Flamingo Comunicação, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo e tem o patrocínio da Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com este patrocínio, o projeto percorre as cidades de Paulínia-SP, Camaçari-BA, Belford Roxo-RJ e Sorriso-MT. Outras cidades beneficiadas pelo projeto são: Bauru-SP, São José do Rio Preto-SP, São Paulo-SP, Campo Grande-MS, Vespasiano-MG e João Pessoa-PB.

Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto Caminhos da Sustentabilidade busca estimular alunos e professores de escolas públicas a propor soluções de desenvolvimento sustentável por meio da produção de matérias jornalísticas sobre seus próprios contextos e perspectivas sociais. O produto final do projeto é o Jornal da Cidade, uma publicação com as reportagens vencedoras no município e que, no processo de diagramação, recebe nome próprio escolhido por professores e alunos. Mas para isso são realizadas várias etapas: oficinas de capacitação para professores, orientação aos alunos para a produção das reportagens, seleção por júri e por votação popular, dia do design, entrega de exemplares do jornal impresso nas escolas vencedoras e, por fim, a distribuição do livro Caminhos da Sustentabilidade que reunirá todas as reportagens vencedoras, de todas as cidades.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar