Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Chegou o verão! Você sabia que os dentes e as gengivas precisam de cuidados redobrados neste período?

terça-feira, janeiro 17, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

O verão chegou e, para muitos, é hora de curtir férias, praias, viagens e o descanso merecido. E é durante os meses desta estação que muito se fala sobre a importância do uso do filtro solar e da hidratação para a proteção da pele. Mas, você sabia que os cuidados com os dentes e as gengivas são igualmente importantes? Como neste período é comum que haja o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos cítricos ou com alto teor de açúcar, a falta de hidratação também é a maior vilã da saúde oral.

“Quando as pessoas estão em viagem de lazer, elas acabam consumindo mais bebidas alcoólicas, como vinho, gin - um dos destilados mais consumidos atualmente e um dos mais ácidos - e cerveja. Esse consumo, quando feito por dias consecutivos, gera o efeito que chamamos de xerostomia, que é a sensação de boca seca causada pela desidratação geral que o álcool acarreta no corpo como um todo”, explica o cirurgião-dentista, sócio e diretor clínico da Signature Clínica Boutique, Dr. Andreas Koren.

Os efeitos da desidratação não param por aí. Além da xerostomia, o baixo consumo de líquidos nos meses mais quentes favorece a incidência de lesões bucais como aftas e herpes e a diminuição da imunidade, que causa também o ressecamento da gengiva. A boca seca é, inclusive, uma das causas do mau hálito. “Outro fator que favorece problemas de saúde oral no verão é o descuido com a higienização diária. Ao passar um dia inteiro na praia, por exemplo, a maioria das pessoas não faz a escovação dos dentes após o almoço”, complementa o Dr. Andreas.

Então, como combater esses efeitos indesejados? Algumas medidas simples e efetivas ajudam a manter a saúde oral em dia durante todo o verão:

1 – Hidratação dobrada: aumentar o consumo de águas e líquidos, principalmente se houver ingestão de bebida alcoólica.

2 – Proteção labial: não esquecer dos cuidados com os lábios, protegendo o rosto todo com o uso de boné ou chapéu: “Durante a exposição acentuada ao sol, os lábios acabam tendo algum tipo de queimadura de primeiro grau, que não é percebida, mas que acontece, já que esta é uma região bastante delicada de transição da pele para a mucosa. Quando não hidratados, os lábios podem rachar e descascar, o que, com o decorrer dos anos, pode favorecer até a incidência de câncer labial”, alerta o profissional.

3 – Cuidado com a acidez: o consumo de frutas, alimentos e bebidas com alto teor de acidez, como laranja, limão, vinho branco e rosê, requerem uma atenção extra. A dica é manter o padrão de higiene, como as escovações seguidas de bochechos medicamentosos (de fórmulas "anti-cáries") três vezes ao dia. O consumo de sucos de frutas cítricas ou de frutas in natura requerem o mesmo cuidado. Escovar os dentes 30 minutos após o café da manhã vai impedir que a acidez interaja com o esmalte dental, evitando a desmineralização dos dentes.

4 – Atenção ao consumo de açúcar: isso vale especialmente para as crianças que, durante o período de férias, acabam consumindo mais doces, sorvetes e afins. “Sabendo que a escovação será diminuída por estarem na praia ou em um passeio, a dica é fazer um bochecho, com soluções anti-cáries, muito bem feito ao acordar e antes de dormir para minimizar a incidência de cáries e diminuir a desmineralização e o esfarelamento do esmalte”, finaliza o Dr. Andreas.

5 – Ida ao dentista: Ao final das férias de verão, uma visita ao dentista para checar se está tudo em dia com os dentes, a gengiva e os lábios é sempre recomendado.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar