Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Entidade ambientalista no Tinguá oferece 50 bolsas de estudos para jovens da Baixada Fluminense

terça-feira, janeiro 17, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada


Durante oito meses, a Organização da Sociedade Civil localizada no bairro do Tinguá, em Nova Iguaçu, realizará a primeira edição de sua oficina de audiovisual, com ênfase no desenvolvimento de 50 jovens moradores da Baixada Fluminense. A Ação formativa gratuita tem como eixo central o “Cinema Ambiental” e se propõe enquanto espaço de construção a criação de novas narrativas a partir do olhar de seus participantes.

ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DIA 6 DE JANEIRO PELO SITE: www.ondaverde.org.br/ As Zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro são importantes polos cinematográficos do país, com a presença de diversas emissoras de TV, streaming, produtoras e distribuidoras. Atenta em suprir a escassez deste cenário na Região Metropolitana, fundamentalmente na Baixada Fluminense a Entidade Ambientalista Onda Verde promove, a partir de fevereiro, sua primeira oficina de cinema. A iniciativa tem o patrocínio da Light e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Até julho, a Onda Verde vai oferecer a oportunidade para 50 jovens com idade entre 17 e 29 anos mergulharem no segmento audiovisual com estudo sobre educação ambiental; roteiro; produção cinematográfica; direção - captação de imagens e de som; edição de vídeo e finalização. A oficina criada e coordenada por profissionais da região, oferece uma oportunidade para despertar o talento e estimular novas habilidades dos alunos.

Para isso, contará com profissionais experientes em seu grupo de facilitadores. “Nossa expectativa é que todos utilizem a ferramenta do audiovisual como propagadora de mudanças, que possam potencializar através da imagem nossas maiores riquezas, que são as pessoas e nossa biodiversidade”, observa Diogo Luiz diretor de projetos ambientais da Onda Verde. Por intermédio desta iniciativa, temas como o monitoramento de água, coleta e reciclagem de resíduos sólidos e sustentabilidade, entre outros tão centrais na Agenda do Clima, estarão na pauta até o fim da oficina, quando será realizada uma mostra de cinema com a participação de três curtas metragens produzidos pelos próprios alunos. Esta ação acontecerá durante quatro dias, na sala de exibição da Onda Verde, após a curadoria selecionar filmes nacionais e internacionais sobre as questões ambientais. A mostra terá um caráter inédito na região e possibilitará a chance de difundir conhecimentos que sensibilizem o olhar da população para pautas urgentes. 

“A produção audiovisual tem ganhado muito espaço no meio ambiental. E aqui na Baixada temos boas iniciativas, mas que ainda é pouco, tendo em vista a grande riqueza hídrica do nosso território”, conclui Diogo.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar