Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Japeri ganhará Destacamento do Corpo de Bombeiros

quarta-feira, janeiro 18, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

Com cerca de 110 mil habitantes, o município de Japeri deve ganhar um Destacamento do Corpo de Bombeiros. O acordo está sendo realizado entre a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros e o Secretário de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ), Coronel Leandro Sampaio Monteiro. Os dois visitaram o terreno localizado no bairro Marabá, ponto estratégico entre as Rodovias Presidente Dutra e o Arco Metropolitano.

Na próxima segunda-feira (23), um novo encontro, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, definirá a área a ser construída. De acordo com o coronel, a ideia é que o local agrupe um heliporto e uma central de treinamento para atender ,inclusive, outras cidades da Baixada, as brigadas de incêndio das indústrias, além dos próprios bombeiros militares dos quartéis e grupamentos da região.

“Nós vamos construir um espaço de treinamento, uma área de queima, uma casa de fumaça. É uma importância muito grande ter um quartel aqui. O governador vai investir nisso. Não é tão simples construir um quartel. Só uma viatura de combate a incêndio custa em torno de R$ 2,5 milhões”, explicou o Secretário.

Para a prefeita, a implantação do Destacamento representará um avanço para a cidade. Segundo ela, a unidade somará forças com a Saúde, a Defesa Civil e o SAMU. A área da prefeitura será uma concessão de uso para o Estado.

“Até hoje o município estava sem a presença do Corpo de Bombeiros Militar. Com a futura construção deste grupamento estaremos amparados por mais um braço do Estado. Eles serão apoio para as Secretarias de Defesa Civil e de Saúde. Teremos viaturas de combate com caminhões, ambulâncias, ou seja, será um serviço paralelo ao Samu. Gostaria também de agradecer o apoio do Governador Cláudio Castro e do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, André Ceciliano, que fez toda a articulação para que a parceria acontecesse ”, disse a gestora.

Atualmente o quartel mais próximo fica localizado em Paracambi, há pelo menos 30 quilômetros de distância da cidade, o que dificulta o deslocamento em caso de acidentes ou outras necessidades. A visita ao terreno foi acompanhada também pela Ajudante de Ordem do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Raquel Leite, pela Secretária de Urbanismo e Habitação, Andréia Brito, e pelo Arquiteto, João Paulo Miranda.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar