Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Herpes-zóster, nova vacina pode ser aplicada sem pedido médico ao público 50+

sexta-feira, fevereiro 24, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

A doença infecciosa herpes-zóster é causada pelo mesmo vírus da catapora, o varicela-zóster, que está presente em 95% das pessoas - conforme aponta um estudo de 2019 da Universidade de São Paulo (USP). Dessas pessoas, uma a cada três podem manifestar a doença. O número expressivo tem uma justificativa: a vacina contra a varicela surgiu apenas na década de 1990. Antes disso, quem não era vacinado contraía a catapora e, após a cura da infecção, mantinha o vírus no sistema imunológico. Essas pessoas, principalmente após os 50 anos de idade, correm maior risco de desenvolver uma reativação do vírus da varicela, com manifestações dos principais sintomas da herpes-zóster: erupções cutâneas e dor intensa. Em 2022, foi criada uma vacina de maior eficácia contra o vírus: a Recombinante – GSK, que está disponível nas unidades do Sérgio Franco e para a modalidade de atendimento móvel do laboratório.

Diante dessa realidade, a dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, infectologista e especialista em vacinas da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil e da qual o Sério Franco faz parte, faz o alerta: a nova vacina contra a herpes-zóster é a forma mais eficaz e segura de prevenir a doença e está disponível sem necessidade de pedido médico para pessoas com 50 anos ou mais. Adultos de 18 a 49 anos de idade com risco aumentado de herpes-zóster e imunocomprometidos também podem ser imunizados – nesses casos, com pedido médico, obrigatoriamente.

A vacina

"Essa nova vacina, lançada em 2022, é recombinante e inativada, apresenta 90% de eficácia e é aplicada em duas doses. Além de utilizar o vírus inativado, a vacina é chamada de recombinante porque a proteína do vírus é produzida em laboratório numa linhagem de células”, explica dra. Maria Isabel.

A doença

O herpes-zóster é uma manifestação tardia do mesmo vírus causador da catapora, também conhecida como varicela. O vírus da catapora, cujo nome é varicela zóster, fica contido pelo sistema imunológico desde a época em que a pessoa teve a doença até o final da vida. "Com o passar dos anos e o envelhecimento dos indivíduos, a reativação desse vírus pode acontecer em cerca de uma em cada três pessoas. Isto se dá porque o sistema imunológico não consegue mais conter a replicação do vírus e a pessoa apresenta lesões, muitas vezes no tronco, mas também na face. O zóster, como chamamos, é pruriginosa, ou seja, provoca coceira, irritação e pode ser dolorosa durante um período”, alerta a doutora.

Sobre o Sérgio Franco

Fundado em 1940, o Sérgio Franco é uma das principais referências em análises clínicas no Rio de Janeiro. Ao longo dos seus 80 anos, o laboratório se destaca pelos investimentos constantes em inovação, com foco em análises clínicas, anatomia patológica, genética e vacinas, além do atendimento móvel de qualidade com profissionais altamente capacitados. Atualmente, o Sérgio Franco dispõe de 68 unidades e atendimento móvel no Rio, Grande Rio e Região Serrana.

O Sérgio Franco pertence ao ecossistema de saúde da Dasa, a maior rede de saúde integrada do país, que cuida da jornada de 20 milhões de pessoas por ano. São 250 mil médicos parceiros,

13 hospitais referências e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil. Além do Sérgio Franco, a rede Dasa conta com outros laboratórios referência em medicina diagnóstica no Rio de Janeiro, como

Bronstein, Lâmina, CDPI e Alta Diagnósticos.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar