Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Projeto Impulsiona RJ abre mais de 200 vagas de capacitação profissional gratuita em Nova Iguaçu e São João de Meriti

quarta-feira, fevereiro 01, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada
Fotos: Marcos de Paula

Estão abertas as pré-inscrições para cursos gratuitos de capacitação profissional nos municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti, dentro do projeto Impulsiona RJ. A iniciativa é uma parceria do Senac RJ e do Sebrae Rio direcionada a famílias em situação de vulnerabilidade social do estado do Rio de Janeiro. No primeiro semestre deste ano, em Nova Iguaçu, serão oferecidas 120 vagas em cursos nas áreas de gastronomia, gestão, jardinagem e arranjos florais e, em São João de Meriti, haverá a oferta de outras 127 vagas, em capacitações nas áreas de beleza, garçom e gestão.

A pré-inscrição para as vagas disponíveis vai de 30 de janeiro a 10 de fevereiro e deve ser feita de forma presencial, no núcleo mais próximo da residência do interessado. Em São João de Meriti, os cursos são na Escola Municipal Doutor Getúlio de Moura (Rua Rio das Ostras, lote 33 – Quadra 1 – Trezentos) e, em Nova Iguaçu, no Patronato (Rua Governador Portela, 382 – Centro). O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os interessados devem ter mais de 18 anos e ensino fundamental 1 completo. Na pré-inscrição, o candidato realiza uma entrevista de perfil socioeconômico. Em seguida, será realizada uma seleção e o resultado final será divulgado a partir do dia 13/02. Os selecionados serão acionados para agendar a entrega dos documentos e preencher a ficha de inscrição. Todos os participantes selecionados receberão ticket refeição, kit aluno e material para as aulas.

O Impulsiona RJ visa contribuir para a superação da pobreza pela via da inclusão produtiva, promovendo o desenvolvimento socioeconômico de comunidades e regiões do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo de dois anos, o Impulsiona RJ prevê beneficiar 1500 famílias oferecendo formação profissional voltada para empregabilidade e geração de renda por meio do empreendedorismo no setor do comércio de Bens, Serviços e Turismo. A iniciativa atua nas vocações regionais, mobiliza as comunidades e contribui para o desenvolvimento local. O público-alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social, moradores de comunidades e áreas vulneráveis do estado do Rio de Janeiro, em especial aquelas registradas no Cadastro Único do Governo Federal. Além dos cursos, o programa ainda oferece ações de cidadania.

Em São João de Meriti, o projeto conta com a parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e do Sindicato do Comercio Varejista de São João de Meriti (Sincovame). Já em Nova Iguaçu, a parceria é com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e Patronato.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar