Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

RJ acende alerta contra leptospirose; casos da doença aumentam nas chuvas de verão

quarta-feira, fevereiro 01, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada


Existe uma doença que aparece ano após ano, durante o período do verão que costuma atingir o estado do Rio de Janeiro: a leptospirose. Ela é causada por uma bactéria, Leptospira, encontrada na urina contaminada de roedores. A doença é transmitida para os seres humanos pela exposição direta ou indireta à urina desses animais, que pode ser veiculada pela água da chuva. A bactéria invade o organismo através de pequenas feridas na pele, nas mucosas ou na pele íntegra imersa por longo período em água contaminada.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), entre janeiro e fevereiro de 2022, foram registrados 71 casos de leptospirose. Já em 2021, foram 21 casos no mesmo período, e em 2023, até o dia 18/01, foram registrados 3 casos suspeitos, ainda em investigação.

A fase precoce da leptospirose dura aproximadamente de 3 a 7 dias. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse.

Nas formas mais graves, geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente também pode apresentar hemorragia, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória.

- A qualquer sinal dos primeiros sintomas é importante procurar imediatamente um médico e relatar o contato com água, lama de enchente, esgoto ou água contaminada, para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível – alertou o secretário Doutor Luizinho.

Cuidados preventivos que podem ser tomados:

- Evite o contato com água ou lama de enchentes ou esgotos. Impeça que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos.

- Após a água da enchente baixar, para retirar a lama e desinfetar o local, proteja-se com botas e luvas de borracha, evitando assim o contato da pele com água e lama contaminadas. Sacos plásticos duplos também podem ser amarrados nas mãos e nos pés.

- Para desinfectar a área atingida pela lama ou água da enchente, lave pisos, paredes e bancadas com água sanitária, na proporção de 2 xícaras de chá (400ml) desse produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos.

- Tenha cuidado com os alimentos que tiveram contato com água de enchente. Alguns devem ser jogados fora, como frutas, legumes e verduras.

- Mantenha os terrenos baldios e as margens de córregos limpos e capinados. Evite entulhos e acúmulo de objetos nos quintais e nas telhas.

- Limpe a caixa d’água regularmente.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar