Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Aulas de robótica cativam alunos em Japeri

quinta-feira, abril 13, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Lucas Alexandre

A educação e a tecnologia devem caminhar juntas, promovendo uma formação ampla e moderna aos jovens japerienses. É com base neste princípio que a Prefeitura de Japeri e o Colégio Estadual Armando Dias fizeram uma parceria para oferecer aulas de robótica aos alunos do 9° ano de unidades educacionais da região. O projeto propõe uma aprendizagem efetiva por meio de ações que estimulem o ensino mão na massa, onde os próprios alunos manuseiam a tecnologia.

A secretária municipal de educação, Caroline Ontiveros, comemorou o sucesso das aulas. “A tecnologia pode ser utilizada como um meio de mudar o fazer pedagógico tradicional. As ferramentas computacionais dão um suporte extraordinário para que a aprendizagem seja potencializada. Os alunos participantes estão adquirindo conhecimento tecnológico de grande nível por meio desta abordagem que explora recursos de mecânica, eletricidade e eletrônica”, disse a gestora.

Na aula desta quinta-feira (13/04), os alunos do 9° ano da Escola Municipal Ary Schiavo, E.M. João XXIII e do Colégio Estadual Armando Dias se reuniram para participar de uma oficina sobre o funcionamento do Servo Motor - um dispositivo eletromecânico usado para movimentar um objeto de forma precisa. Materiais como o arduino, protoboard, jumper e potenciômetro estiveram à disposição dos jovens, que tiveram a oportunidade de montar um protótipo.

A professora Érika Cabral fez um balanço positivo da aula. “Os próprios alunos ajustaram o Servo Motor. Este aparelho é um motor que varia de 0 a 180 graus. A ideia foi que eles tivessem a chance de controlar a posição desse motor, adquirindo uma experiência muito importante dentro da robótica. Queremos estimular os jovens, para que eles se sintam motivados a buscar mais conhecimento tecnológico”, disse a educadora.

O estudante Samuel Nascimento participou das atividades e elogiou o momento de aprendizado. “Frequento as aulas há algumas semanas e estou cada vez mais envolvido com a robótica. Aprendi vários temas que serão úteis para a minha vida e quero continuar ganhando mais experiência. É uma oportunidade única”, comemorou. O jovem Antônio Carlos, de 16 anos, também está animado com a disciplina. “Nunca pensei que iria aprender sobre robótica. Não gosto de perder nenhuma aula. Já aprendi sobre circuitos, códigos e muitos outros assuntos que as pessoas só conhecem por meio de filmes”, disse o aluno da Ary Schiavo.


As aulas de robótica são ministradas no Colégio Estadual Armando Dias às quintas-feiras, e no Centro Cultural Deputado Luis Eduardo Maron de Magalhães às terças-feiras.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar