Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados entrega óculos de grau e gratuidade aos idosos

quinta-feira, abril 27, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Terceira Idade, realizou nesta quinta-feira (27) a entrega da Carteira da Pessoa Idosa e os óculos de grau aos idosos queimadenses. A ação aconteceu no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), no bairro Pacaembu, e reuniu cerca de 60 pessoas.

Os óculos entregues são do projeto 'Melhor Visão' e os atendimentos aconteceram durante o projeto Prefeitura na Rua no bairro Vila Nascente. A iniciativa já entregou 120 óculos até o momento. Além dos acessórios, os idosos receberam de 60 carteiras para viajar de ônibus, o documento garante a todo cidadão, com mais de 60 anos, o direito à gratuidade ou desconto no valor de passagens interestaduais.

Quem já garantiu o benefício e quer viajar é a aposentada Iracema Ferreira, de 65 anos. "Com essa carteira eu vou conseguir visitar os meus parentes, realizar meus passeios e conhecer novos lugares. Estou feliz demais e agradeço a prefeitura por essa ajuda", ressaltou a moradora do bairro Pacaembu.

Feliz com os novos óculos, a moradora do bairro Vila Nascente Adair Mendes, de 72 anos, descreveu sua emoção. "Eu fiz o exame de vista no meu bairro no projeto da prefeitura. Foi muito rápido e fui muito bem atendida. Agora eu estou enxergando melhor", contou a idosa que estava empolgada com o acessório.

Presente no evento, a secretária municipal de Assistência Social Cristiane Lamarão falou da importância da entrega dos benefícios. "A prefeitura tem se preocupado com a vida social dos nossos idosos e, por isso, temos implementados ações e projetos que visam atender essa população. Acredito que temos alcançado nossos objetivos. Vamos continuar distribuindo as carteiras e iremos adquirir mais óculos para que mais pessoas possam ser atendidas", disse.

GRATUIDADE PARA VIAJAR

A emissão do documento é assegurada pela gestão municipal. A Carteira do Idoso é um documento destinado a pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos para a obtenção da gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco) ou de desconto de 50% no valor da passagem. O benefício federal consta no Estatuto do Idoso (lei 10.741/03).

Para conseguir o benefício, o primeiro passo é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Castanheira, nº 176, Centro, de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Os documentos necessários são: Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento, Casamento, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de toda a família, para assim ser incluído no Cadastro Único (CadÚnico). As carteiras são emitidas e entregues pela Secretaria de Assistência Social.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar