Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Sala Lilás completa um ano de atendimento às mulheres vítimas de violência em Japeri

quarta-feira, agosto 30, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

Porta de entrada de mulheres que chegam sozinhas ou acompanhadas de autoridades policiais após sofrerem algum tipo de violência, a Sala Lilás do Hospital Municipal de Japeri completa um ano de atendimento neste mês de Agosto. Para lembrar a data e complementar as inúmeras iniciativas de Combate à Violência contra a mulher que acontecem no município e marcam o Agosto Lilás, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta terça-feira, (29), palestra sobre o tema com a presença de diversas autoridades que atuam neste acolhimento e auxílio.

A prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, prestigiou o evento e destacou as políticas públicas de atendimento às mulheres vítimas de violência na cidade, relembrando também os altos índices de feminicídio que encontrou no início da gestão.

“Éramos eu, em Japeri, e a prefeita Marina, em Guapimirim, as duas cidades da Baixada Fluminense com os maiores índices de feminicídio do Estado. Tínhamos o desafio de promover as políticas públicas para as mulheres nas nossas cidades. Aqui, inauguramos não somente os equipamentos para a proteção, como também para a promoção das mulheres”, disse a gestora, fazendo referência a Sala Lilás, ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) e o Centro de Referência da Mulher (Cram), este, primeiro no Estado e referência na Baixada Fluminense.

O diretor geral da unidade, o médico, Alex Bousquet, destacou o trabalho das equipes tanto da unidade, quanto as que conduzem as vítimas até o Hospital. "Atuamos numa grande rede de cuidado e proteção. Nossa Sala Lilás é cercada de atenção, escuta atenta e acolhimento", disse informando que, os casos de violência somam 342 atendimentos neste um ano de funcionamento. "Ainda temos quase um caso por dia, estamos no caminho certo, mas, precisamos avançar", completou e agradeceu a equipe da unidade por toda a dedicação e empenho.

A idealizadora do Projeto Nunca mais, Rosana Louzada, destacou a importância da denúncia, da atenção da população às violências que ocorrem bem próximas de todos e da responsabilidade cidadã em acionar os órgãos de proteção às mulheres vítimas diante dessas ocorrências. O Projeto Nunca Mais, atua no âmbito da sociedade civil no acompanhamento das vítimas e no encaminhamento para os órgão de proteção.




Para a responsável pela Sala Lilás, a enfermeira Carla Dantas, esse um ano de trabalho em equipe, realizado no espaço de atendimento, tem mais do que 342 atendimentos. “São 342 histórias que ouvimos, cuidamos e contribuímos para interromper os ciclos de violência”, disse chamando a assistente social Silvana Alfêna, que completou o relato ao declarar que a unidade atende de forma humanizada, preservando a integridade da vítima e ofertando atendimento interdisciplinar para escuta qualificada. “Evitamos que essa mulher passe pelo constrangimento de relatar a situação por diversas vezes para profissionais diferentes. “Cuidamos das feridas, acolhemos a alma e encaminhamos para que, com a rede, consiga romper definitivamente o ciclo de violência”, finalizou.

A comemoração foi encerrada com o ato simbólico de balões na cor lilás soltos no ar. Participaram da ação a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Guarda Municipal, o Creas, o Conselho Tutelar, o Samu, a Patrulha Maria da Penha, o Segurança Presente, o Programa Viva Japeri e os Conselhos municipais da Pessoa Idosa e da Mulher.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar