Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Alunos de Nova Iguaçu vão se apresentar junto à Orquestra Sinfônica Brasileira

sexta-feira, setembro 22, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

Alunos da rede municipal de Nova Iguaçu irão se apresentar junto à Orquestra Sinfônica Brasileira - OSB. O concerto será em novembro, em Japeri, e vai reunir, em um grande coral, mais de 100 estudantes de escolas públicas de sete municípios da Baixada Fluminense. A iniciativa faz parte do Conexões Musicais, um projeto de responsabilidade social e de democratização cultural da OSB para promover uma rede de interação pelos municípios por onde passa.

Nos últimos dois meses, 25 meninos e meninas da Escola Municipal Professora Irene da Silva Oliveira, localizada no bairro Vila de Cava, participaram de aulas de canto e coral. A primeira apresentação aconteceu nesta quinta-feira (21), na própria unidade, e contou com o quinteto de metais da Orquestra Sinfônica Brasileira. A plateia foi formada pelos colegas de sala de aula.

Andrey Victor Andrade, 14 anos, aluno do sétimo ano, foi um dos participantes do coral. Minutos antes da apresentação, o jovem se destacou pela concentração. “Eu estava orando. Procuro sempre fazer uma oração para que tudo saia bem. Eu sempre gostei de músicas, de fazer rimas, mas participar do coral foi uma experiência diferente. Conheci músicas novas e também convivi com colegas que eu não tinha contato”, relatou.

A professora de canto e coral Rosemary Egídio foi a responsável por ensaiar os alunos para esta primeira apresentação. Meninos e meninas com idade entre 10 e 14 anos e diferentes preferências musicais foram reunidos no coral da escola. “Foi uma experiência agradável e surpreendente. Trouxemos um repertório diferenciado e que todos gostaram muito”, revelou Rosemary.

Ricardo Santos, músico da OSB há 12 anos, conta que o projeto Conexões Musicais busca levar música às pessoas com menos acesso à cultura. “Muitas crianças nunca haviam assistido a um concerto. Queremos popularizar a música e a arte, e mostrar que elas podem ser um agente de transformação social”, afirmou o músico, integrante do quinteto de metais que se apresentou na E. M. Professora Irene da Silva Oliveira.

A diretora geral da unidade, Marjorie Lamha, revela que o projeto tem refletido também no comportamento dos alunos em sala de aula. “O Conexões Musicais ajuda muito no processo cognitivo e social das crianças. O Andrey Victor é um bom exemplo. Ele é um menino muito agitado e desde que entrou para o coral virou outra pessoa, está mais comportado e centrado”, comemora Marjorie.

O projeto Conexões Musicais tem o apoio do Ministério da Cultura e reunirá estudantes de escolas públicas da Baixada Fluminense no dia 4 de novembro, em Japeri. Até lá, Andrey Victor e seus colegas de coral da E. M. Professora Irene da Silva Oliveira terão pouco mais de um mês para se preparar para uma grande apresentação, desta vez junto à Orquestra Sinfônica Brasileira completa, formada por cerca de 80 integrantes.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar