Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Estudo aponta que recém-nascidos conseguem permanecer dormindo por períodos maiores com o uso do ruído branco

segunda-feira, setembro 11, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

Muitas pais estão aderindo ao ruído branco na hora de colocar o bebê para dormir, porque os sons contínuos camuflam barulhos externos da rotina da casa e auxiliam na qualidade do sono dos pequenos. Não à toa, um estudo divulgado no periódico científico British Medical Journal (BMJ) revelou que quando os bebês estão em ambientes com ruído branco, têm maior probabilidade de pegar no sono dentro de cinco minutos e de permanecer dormindo por períodos maiores, enquanto o barulho continuar ligado. 

A médica carioca Dra. Ana Jannuzzi (@drajannuzzi), que ministra cursos sobre sono infantil, ressalta as vantagens do método. "A ideia do ruído branco é que seja uma frequência que reduz a percepção dos ruídos externos. Pensando como se fosse um barulho contínuo de um rádio quebrado, uma coifa ligada ou de um ventilador, esse barulho torna o som do ambiente um pouco mais alto e previsível e isso faz com que ruídos externos como cachorro latindo, tampa de panela, secador de cabelo, sejam abafados. Isso por si já ajuda na hora de dormir, quando se está em um ambiente muito barulhento! Em paralelo, também pode ser usado para induzir o sono e a criança adormecer mais rápido, funciona mais ou menos como as músicas de ninar”, declara a médica.

A prática é muito comum, mas é preciso adotar alguns cuidados. "O mais importante é usar durante o menor tempo possível, no menor volume possível e na maior distância da criança. É muito diferente colocar um barulho alto no ouvido do bebê e colocar um ruído distante que faz apenas um som ambiente e que não incomoda. É sempre importante pontuar isso, se não as pessoas acabam usando em tons desnecessários", ressalta a Dra. Ana Jannuzzi.

Para Thayane Tavares, mãe da pequena Iris, de 7 meses, o ruído branco foi fundamental nos primeiros meses. “Sou mãe de primeira viagem e ficava aflita quando não conseguia fazer minha filha dormir. Eu precisava ficar acordada também e tive o sono prejudicado muitas vezes. Uma amiga me indicou o ruído branco e funcionou logo de início aqui em casa. Hoje, não tem mais problemas com isso, a Iris dorme a noite toda”, afirma Thayane.

Engana-se quem acha que o ruído branco é apenas utilizado por bebês, muitos adultos já fazem uso do método. Hoje, no mercado, existem aplicativos, playlists e aparelhos com essa função. Vale ressaltar, que os modelos mais recentes de babá eletrônica vêm com essa opção também. "O ruído branco se popularizou porque era usado para profissionais que trabalhavam em períodos noturnos e precisavam dormir durante o dia. Para reduzir a percepção de barulho e facilitar a indução do sono, o ruído branco era usado com bastante sucesso", conta Jannuzzi.

   TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI 

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar