Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Gavião-carijó é devolvido à natureza após receber cuidados em Nova Iguaçu

sexta-feira, setembro 22, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada


Uma equipe da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu soltou, nesta sexta-feira, no Parque Natural Municipal, um gavião-carijó, que foi encontrado por um morador do bairro Jardim Canaã no último dia 4. Neste período, a ave ficou sob os cuidados do Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena.


Segundo a Guarda Municipal, 137 animais silvestres foram resgatados este ano. Desse número, 60% são gambás, 20% aves, 15% serpentes e 5% outros animais.

“O gavião foi reintroduzido num local onde há outros da mesma espécie. Estamos devolvendo esse animal a seu habitat. É uma área de proteção ambiental”, afirmou o coordenador operacional da Guarda, Carlos Januzzi. “Essa espécie de gavião é encontrada em ambientes urbanos e rurais, e é importante no equilíbrio ecológico da fauna, pois evita superpopulação de roedores”.

Januzzi não aconselha que pessoas despreparadas tentem manipular ou resgatar animais silvestres. O correto é acionar a Guarda pelo Instagram da Guarda Ambiental:

“O ideal é deixar o animal num local seguro e protegido e acionar a Guarda”.

Bairros como Austin, Cerâmica, Santa Rita, além de regiões ao longo da Avenida Abílio Augusto Távora, entre os bairros da Luz e Km 32, são os locais com mais registros de resgate de animais silvestres.

De acordo com o médico veterinário e biólogo responsável pela Clínica de Recuperação de Animais Silvestres da Estácio de Sá, Jeferson Rocha Pires, o gavião chegou ao local debilitado e com vários ferimentos.

“Ele teve conflitos com passarinhos, normal na natureza, e deve ter colidido com algum lugar ou em alguma coisa. Chegou machucado e fizemos sua recuperação. Agora está apto para ser devolvido à natureza”, finalizou.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar