Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Conheça os benefícios de uma alimentação rica em peixes e grãos para o organismo

quarta-feira, março 20, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

Com uma alimentação que prioriza grãos integrais, frutas, vegetais, legumes, além de azeite e peixes ricos em ácidos graxos e ômega-3, como sardinha e atum, a dieta mediterrânea é bastante praticada em países como Itália, Grécia e Croácia, situados ao redor do mar Mediterrâneo, e por isso, leva o mesmo nome. No entanto, essa dieta as tem conquistado muitos adeptos ao redor do mundo devido aos seus diversos benefícios, que vão desde perda de peso até redução do risco de doenças e aumento da longevidade.

Segundo artigo da Harvard Heart Letter, publicado em 2023, a dieta mediterrânea é considerada uma ótima opção para a saúde do coração. O estudo ressalta, ainda, que essa alimentação também atua diretamente na prevenção da diabetes tipo 2, redução do colesterol ruim (LDL), menor incidência do Parkinson, Alzheimer e de alguns tipos de câncer, como de intestino e de mama.

A empresa global de alimentos Nauterra, que produz a marca Gomes da Costa no Brasil, reforça os dados de Harvard ao destacar os resultados de uma pesquisa local realizada pela RG Nutri, consultoria especializada em alimentos e bem-estar, sobre os benefícios dos pescados.

De acordo com o estudo, na dieta mediterrânea a ingestão desse tipo de alimento é recomendada, no mínimo, em duas porções semanalmente, e o consumidor deve dar preferência a produtos como atum e sardinha, para se favorecer de todos os diferenciais dos pescados. O azeite também é um grande aliado, trazendo outras vantagens para a saúde, como a redução do risco de demência, problemas cardíacos, declínio cognitivo e morte precoce.

“Os pescados são as principais fontes de proteína animal nessa dieta e atuam também como gorduras boas, por meio do ômega-3, que possui papel anti-inflamatório, ajudando a aliviar dores nas articulações, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo doenças”, explica a nutricionista Aline David Silva.

A dieta mediterrânea é indicada para todos que buscam ter uma alimentação mais saudável e balanceada.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar