Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Ondas de calor fazem energia solar bater recorde

segunda-feira, março 18, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

Nos últimos dias, o Brasil tem enfrentado uma intensa onda de calor, levando o consumo de energia a alcançar um novo marco. Em dados divulgados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), foi constatado que o consumo atingiu 102.478 MW na última sexta-feira, às 14h37. 

Uma notícia positiva é que 92,5% da demanda foi suprida por fontes de energia renovável. Anteriormente, o pico de consumo havia sido registrado em 7 de fevereiro, chegando a 101.860 MW. 

Já o recorde de carga média ficou em 91.338 MWmed. Esses picos de consumo têm sido observados pelo Operador desde novembro, decorrentes da persistente onda de calor. Por exemplo, em 14 de novembro, a demanda chegou a 101.475 MW.

A energia solar tem crescido rapidamente no Brasil. Em março, o país registrou a marca histórica de 40 gigawatts (GW) de capacidade instalada da fonte, segundo levantamento da ABSOLAR. O volume soma sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, modalidade conhecida como geração distribuída (GD), e grandes usinas solares, em geral contratadas nos leilões centralizados promovidos pelo governo federal. 

A maior parte dessa potência vem do segmento de GD, que totalizam 27,5 GW de capacidade instalada. Já na geração centralizada, o Brasil possui cerca de 12,5 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte.

 "A adoção de energias renováveis, seja através de painéis nas próprias unidades consumidoras, seja através da adesão a associação de consumidores com posse ou propriedade de usinas que geram créditos para seus associados (a chamada assinatura de energia), oferecem soluções financeiramente vantajosas para os consumidores, desde até 90% para os que realizam investimentos em painéis solares, ou de cerca de 15% para a assinatura de energia". Marciliano Freitas é CEO da Desperta Energia, empresa focada em soluções de energia com atuação no mercado de geração distribuída. 

 TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI 
 
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar