Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Saiba os cuidados nutricionais do paciente pós-bariátrico

segunda-feira, março 18, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

O Nutricionista possui papel importante antes e após a realização da cirurgia bariátrica. Antes da cirurgia o nutricionista é essencial para já iniciar um processo de educação nutricional, sensibilização, conscientização e auxílio do paciente para a necessidade de mudanças no comportamento alimentar. Esses pontos serão parte de seus novos hábitos e contribuirão para o controle das comorbidades associadas à obesidade, assim como para o início da perda ou controle de peso antes do procedimento, diminuindo o risco cirúrgico.

Segundo Alexandra Corrêa de Freitas, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, nesta etapa, o profissional deve atentar-se à presença ou risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, orientar sobre as reais expectativas com a perda de peso e iniciar um preparo do indivíduo sobre as fases da alimentação após a cirurgia. “No momento pós-cirúrgico, o nutricionista auxiliará na orientação da consistência e volume de dieta, bem como da evolução gradual da alimentação. A educação nutricional continua sendo desenvolvida junto ao paciente, buscando incentivar o consumo de alimentos de boa qualidade nutricional e orientando aqueles que devem ser evitados ou por seu baixo valor nutricional ou por ainda não serem permitidos, apesar do desejo de consumi-los”, explica.

A seguir, a nutricionista orienta os pacientes bariátricos nesta nova fase da vida.

Quais são as orientações nutricionais no pós-operatório imediato da bariátrica?

As principais orientações estão focadas no volume a ser ingerido, fracionamento das refeições, consistência do alimento e quais alimentos devem ser excluídos. Esses cuidados no pós-operatório são muito importantes para que aconteça a adaptação alimentar e adequada cicatrização do estômago e do intestino associada à prevenção de efeitos colaterais e de complicações pós-cirúrgicas, como: náusea, vômitos, dumping e deiscência de sutura. Outro ponto importante no pós-cirúrgico diz respeito à avaliação e prescrição de suplementação proteica, quando necessário, além de vitaminas e minerais.

Qual a dieta que o paciente deve fazer após a cirurgia bariátrica?

Atualmente, preconiza-se a introdução da dieta de forma precoce, isto é, dentro das primeiras 24 horas após o procedimento cirúrgico. Essa liberação é feita pelo médico. Inicia-se então alimentação com consistência líquida, coloração clara e baixo teor de açúcar e gordura, com oferta de 50 ml a cada 30 minutos. A progressão da consistência e características da dieta pode variar de acordo com a tolerância individual e as características da técnica cirúrgica, devendo ser avaliada pela equipe multiprofissional responsável pelos cuidados do paciente.

Durante todo o processo evolutivo da dieta, deve haver atenção e preocupação com os alimentos que precisam estar presentes, aqueles que não são permitidos e a atenção ao volume total, fracionamento e consistência. Logo nos primeiros dias de dieta líquida, já deve haver a prescrição de suplementos nutricionais em pó, buscando evitar as deficiências nutricionais.

Quais alimentos devem ser evitados pela pessoa que fez cirurgia bariátrica?

Os indivíduos submetidos à tratamento cirúrgico da obesidade deve ter especial atenção e evitar o consumo de açúcar, assim como doces em geral, bebidas açucaradas (sucos artificiais e refrigerantes) e outros alimentos que contenham açúcar, pois podem favorecer o acontecimento da chamada Síndrome de Dumping (sintomas causados pela passagem rápida de alimentos com grandes concentrações de gordura e/ou açúcares do estômago para o intestino).

Cerca de 40% das pessoas que realizam cirurgia bariátrica relataram ter Síndrome de Dumping, que pode acontecer 1 hora após a refeição, com sintomas como dor abdominal, borborigmos (barulho estomacal), diarreia, náusea, fadiga, palpitações, taquicardia e hipotensão ou, pode ocorrer mais tardiamente, até 3 horas após a refeição, com sintomas como fadiga, fraqueza, confusão, fome, síncope, sudorese, palpitações, tremores e irritabilidade.

Além dos alimentos ricos em açúcares, bebidas alcoólicas e que contenham cafeína também devem ser evitados, especialmente no período de dieta líquida, mas recomenda-se não incluir estes alimentos rotineiramente na alimentação, mesmo em fases posteriores.

Um outro cuidado importante diz respeito à ingestão de líquidos. Recomenda-se evitar os sucos artificiais e refrigerantes pelo alto teor de açúcar e baixo valor nutricional, porém, mesmo água e sucos naturais devem ser ingeridos com cautela, recomendando-se o consumo 30 minutos antes ou após as refeições, mas nunca junto com os alimentos.

Após a cirurgia o paciente deve fazer suplementação nutricional? Por quê?

Sim, a suplementação pós cirurgia bariátrica é obrigatória e necessária. Isso se dá pois em decorrência do procedimento cirúrgico acontece restrição do volume gástrico, levando a uma diminuição do tamanho das porções consumidas e/ou pela redução na ingestão de alguns alimentos por menor tolerância e ocorrência de sintomas gastrointestinais. Além disso, acontece a má absorção secundária decorrente da diminuição da área de absorção no intestino delgado, local onde os nutrientes são absorvidos.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar