Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Vítimas das chuvas na Baixada que enfrentaram sol e fila gigante, ainda não sabem se vão receber Cartão Recomeçar

quarta-feira, abril 17, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

Moradores da Baixada Fluminense que perderam tudo em suas casas com os temporais do início do ano, ainda não sabem o que fazer, diante da falta de informação por parte do governo do estado. Milhares de famílias se cadastraram para receber o prometido Cartão Recomeçar, mas muitos delas, não viram nem a cor do cartão.

Pouca pessoas receberam, cerca de 300 por cidade afetada, o que não chega nem perto dos números das vítimas alcançadas. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, fez uma entrega simbólica nos municípios de Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias, no início do mês de abril, mas o caso desagradou boa parte das pessoas que não saíram nesta listagem do diário oficial do estado.

O benefício, no valor de R$ 3 mil, foi prometido para ajudar a população em vulnerabilidade a superar os prejuízos causados pelas fortes chuvas.

A Reportagem conversou com alguns moradores.

"Estão esperando cair no esquecimento. Todos deveriam procurar o Ministério Público. Tem deputados e vereadores calados, sendo que o governador Claudio Castro, tinha ido para a imprensa e prometeu o cartão, que só chegou paras uma minoria. Tenho fotos, vídeos para provar. Aliás, só vir na minha casa, que irão ver como tá. Isso não se faz. A gente perdeu tudo aqui. Passei os piores dias da minha vida e ainda fui atrás para tentar recomeçar e me deparo com a falta de gestão". Contou Simone Rego, moradora de Duque de Caxias.

"Fiquei na fila do cadastro em Janeiro, madruguei, passei um perrengue danado, uma briga, sol quente, pra pegar apenas UM PAPEL COM SENHA, fiz meu cadastro dia 17. Enfrentamos mais fila no sol quente, eu e minha cunhada com 2 crianças pequenas, 1 mês depois chuva de novo, dessa vez o dobro da primeira, onde acabou de DESTRUIR tudo que tinha dentro de casa. Pra chegar agora e não sair meu nome, e um absurdo e um descaso total com o povo, sou de Nova Iguaçu - Comendador soares". Contou Ellen Karoliny, moradora de Nova Iguaçu.

"No início deste mês, eu fui lá na entrega saber do cartão, pois vi pela imprensa, que iria entregar o cartão, mas meu nome não estava na lista e só no local, fui informada que só tinha 300 cartões. Isso é um absurdo". Contou Aline Ramos, moradora de Mesquita.

Em Belford Roxo, a prefeitura informou, que o governo havia informado que enviaria apenas 300 cartões, o que foi contestado rapidamente pelo executivo, já que a cidade, que também foi devastada, teve mais de 20 mil inscritos e filas imensas.

A prefeitura afirmou que "quem tiver direito ao benefício será comunicado no momento oportuno, quando os trâmites legais e administrativos forem finalizados com o estado".

Segundo a administração municipal, ocorreram 24.783 inscrições para cartão em Belford Roxo. Até o momento, 10.707 nomes atestados foram encaminhados ao governo estadual. Por fim, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome informou que está em contato com o governo estadual para saber dos demais nomes enviados.

A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de Castro, mas até o momento, não havia retornado. 

 TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI 
 
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar