O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, e a vice-prefeita, Mariana Malta, participaram na terça-feira (19) da convenção que oficializou a Federação União Progressista, uma nova aliança política que une o União Brasil e o Progressistas (PP). O evento, que também aprovou o estatuto da federação, é um passo fundamental antes do registro formal junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A convenção reuniu importantes figuras da política nacional, como Antonio Rueda, presidente do União Brasil, e o senador Ciro Nogueira, presidente do PP. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o ex-governador Ciro Gomes também estiveram presentes.
A maior força eleitoral
Com a criação da federação, o União Progressista se consolida como uma das maiores forças políticas do país. A aliança terá a maior fatia do Fundo Eleitoral, com cerca de R$ 1 bilhão. No Congresso Nacional, a federação contará com 109 deputados federais e 14 senadores (podendo chegar a 15). Além disso, a aliança tem grande capilaridade em todo o Brasil, com 1.335 prefeituras e sete governadores.
Antonio Rueda ressaltou que a federação não adotará posturas extremistas e que seu objetivo é buscar o diálogo e o entendimento. "Não seremos radicais, pois estamos sempre buscando o diálogo para que o entendimento seja possível", afirmou Rueda. A meta da nova aliança é eleger o maior número de governadores, senadores e deputados federais e estaduais nas próximas eleições.
Canella ganha destaque nacional
Apontado como um dos principais nomes do União Brasil no Rio de Janeiro, o prefeito Márcio Canella tem se destacado no cenário nacional, especialmente por suas ações na segurança pública. Em pesquisa recente do instituto Quaest, Canella alcançou 86% de aprovação em sua gestão em Belford Roxo.
Ele destacou que sua administração tem focado em devolver a tranquilidade aos moradores com o aumento do policiamento nas ruas. Além disso, a gestão também tem trabalhado na recuperação dos setores de saúde e educação, que estavam em situação crítica.
Parceria de sucesso
Ao lado da vice-prefeita Mariana Malta, Márcio Canella enfatizou a importância da nova federação para as eleições de 2026. Ele se colocou como um "soldado" da união e garantiu que trabalhará para que a federação atinja suas metas.
"Sob a batuta do senador Ciro Nogueira, que irá comandar a Federação, e do meu grande amigo Antonio Rueda, essa junção já é um sucesso e creio que teremos sucesso no ano que vem", concluiu Canella.