Apesar do sol e das temperaturas que podem chegar a 34°C na quinta-feira, segundo o Sistema Alerta Rio, não se trata de uma onda de calor. A diferença está no fato de o veranico elevar principalmente as temperaturas máximas durante o dia, enquanto as ondas de calor trazem um aumento expressivo tanto nas mínimas quanto nas máximas, tornando o "sufoco" ainda maior.
Com a atuação de uma massa de ar quente e seco, o tempo ficará firme e o sol brilhará intensamente. As madrugadas, que nas últimas semanas têm sido marcadas por um frio mais acentuado, também devem esquentar, com as temperaturas mínimas se aproximando dos 20°C na capital.
Cuidados com a saúde
A falta de chuvas e o aumento da temperatura farão com que a umidade relativa do ar caia significativamente. A previsão é que o nível de umidade chegue a 37% até o fim de semana. Esse valor é bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica um nível ideal em torno de 60%.
Por isso, a atenção à hidratação é fundamental. Beba bastante água, evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e use protetor solar. O tempo seco pode trazer problemas respiratórios e de pele, então hidratantes e umidificadores podem ser grandes aliados para passar por esse período de calor fora de época.