Moradores de Guapimirim, na Baixada Fluminense, foram surpreendidos por um visitante inusitado. Uma onça-parda foi flagrada por câmeras de segurança “passeando” tranquilamente pelo quintal de uma residência no município, que faz divisa com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O vídeo do animal circulou nas redes sociais e gerou comentários sobre a presença da vida selvagem na região.
Não é a primeira vez que onças são avistadas na Baixada Fluminense. A proximidade com áreas de mata nativa, como a Mata Atlântica e o Parque Nacional, faz com que esses encontros com animais silvestres sejam possíveis. Especialistas ressaltam a importância de manter a calma e a distância ao avistar um animal como este, evitando tentar capturá-lo ou interagir de qualquer forma.
A Secretaria de Meio Ambiente de Guapimirim e os órgãos responsáveis pela fauna silvestre foram alertados sobre o ocorrido. A orientação é que, em casos como esse, o contato deve ser feito com as autoridades ambientais para que o animal possa ser monitorado e, se necessário, resgatado e devolvido ao seu habitat natural.