Policiais civis da 59ª DP (Duque de Caxias) apreenderam 101 celulares comercializados sem documentação na feira livre de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Na ação, 14 pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar depoimento. As diligências ocorreram no âmbito da "Operação Rastreio", maior iniciativa do estado do Rio de Janeiro para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de aparelhos.
A ação ocorreu neste domingo (24/08), após intenso trabalho de investigação e monitoramento da unidade, que indicaram a comercialização clandestina de celulares em uma feira livre na Baixada Fluminense. Os agentes realizaram diligências no local e encontraram diversas barracas vendendo aparelhos sem nota fiscal e não demonstraram licitude da procedência dos telefones. 14 vendedores foram conduzidos à sede policial para prestar depoimento. Todos foram identificadas como responsáveis pela exposição e comercialização irregular dos aparelhos.
As ações contínuas da "Operação Rastreio" já resultaram em mais de 5.400 celulares recuperados. Até o momento, são mais de 340 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores.
A Polícia Civil recomenda que as vítimas façam sempre o registro de ocorrência nas delegacias distritais ou por meio da Delegacia On-line. A comunicação do crime é essencial para que os casos sejam investigados e os autores, identificados e responsabilizados criminalmente.