Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Novo medicamento inédito para tratamento do câncer é incorporado ao SUS

segunda-feira, outubro 13, 2025

/ by Jornal Destaque Baixada

Em um marco para a oncologia nacional e o Outubro Rosa, o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, um medicamento de última geração incorporado para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo. Essa é uma das formas mais agressivas da doença, conhecida por estimular o rápido crescimento das células tumorais.

A primeira remessa, com 11.978 unidades, chegou nesta segunda-feira (13) ao almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O medicamento será crucial para pacientes que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em estágios avançados (estágio III).

Redução de mortalidade em até 50%

O diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, celebrou a chegada. “É um avanço gigantesco para a oncologia nacional. Trata-se de uma medicação muito esperada pela nossa população, que poderá reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo. É uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro”, afirmou.

O Ministério da Saúde prevê a chegada de mais três lotes do medicamento até junho de 2026. A primeira distribuição atenderá 1.144 pacientes ainda em 2025, cobrindo 100% da demanda atual no SUS.

O Governo Federal investiu R$ 159,3 milhões na compra de 34,4 mil frascos-ampola. Graças à negociação com o Ministério, a aquisição ocorreu com um valor cerca de 50% abaixo do preço de mercado, gerando uma economia de aproximadamente R$ 165,8 milhões e ampliando o acesso ao tratamento de ponta.

Mais investimentos no SUS: Inibidores de Ciclinas e Mamografia Ampliada

Além do Trastuzumabe Entansina, o Ministério da Saúde avança na oferta de outras terapias:

Inibidores de Ciclinas: Os medicamentos abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe, usados para tratar o câncer de mama avançado ou metastático (receptor hormonal positivo e HER2-negativo), terão sua compra facilitada. Uma portaria será publicada este mês autorizando estados e municípios a realizar a aquisição diretamente, com financiamento federal, agilizando a entrega às pacientes.

Mamografia a partir dos 40 anos: Recentemente, o Governo Federal ampliou a faixa etária para a realização de mamografia no SUS para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas. A mudança visa fortalecer o diagnóstico precoce, facilitando o acesso ao exame que antes exigia histórico familiar ou sinais clínicos. Em 2024, mais de 1 milhão de mamografias já foram feitas em mulheres com menos de 50 anos, representando 30% do total.

Carretas de saúde levam atendimento a 20 estados

Outra iniciativa de destaque para o Outubro Rosa é o programa "Agora Tem Especialistas". Vinte e oito carretas foram lançadas para levar atendimento médico a regiões com escassez de serviços, focando na saúde da mulher, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

As primeiras 15 unidades móveis iniciaram o trabalho nesta sexta-feira (10) em 13 estados. A estimativa é atender 42,5 mil pacientes ao longo do mês, realizando 130 mil procedimentos entre consultas, exames e biópsias, reduzindo a fila de espera e garantindo assistência nas áreas mais vulneráveis do país.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar