Uma megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho resultou na morte de pelo menos 60 pessoas nesta terça-feira (28/10). Entre as vítimas fatais, estão quatro policiais – sendo dois da Polícia Civil e dois da Polícia Militar.
A ação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã e mobilizou cerca de 2.500 agentes nos complexos do Alemão e da Penha, localizados na Zona Norte da capital. O objetivo era desarticular a atuação da facção criminosa nas comunidades.
Segundo as autoridades, a resposta dos criminosos foi violenta e organizada. Os policiais encontraram forte resistência com a montagem de barricadas, uso de drones para monitoramento, lançamento de bombas e intensas trocas de tiros.
O alto número de mortos na operação, que ainda pode ser atualizado, reflete a intensa confrontação nos complexos. A Polícia informou que o confronto direto com os criminosos resultou nas mortes dos policiais, que atuavam na linha de frente do combate.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre os detalhes e o balanço final da operação, mas o cenário é de grande tensão e luto nas corporações de segurança.
